HIGIENIZADOR DE LÍNGUA


Por que higienizar a língua?


O maior depósito de resíduos da boca, grande superfície e a anatomia papilar favorecem o acúmulo de saburra, que é causa de mau hálito. O nariz humano percebe o hálito dos outros, mas a acomodação olfativa mascara o nosso próprio mau hálito.



A boa higiene, a boca limpa, hálito sempre agradável, colaboram para uma vida saudável, bem estar e bom convívio social. Pesquisas mostram a relação de doenças com microorganismos e bactérias presentes na boca. A higiene bucal completa, ajuda na prevenção por evitar a ingestão constante destes.
  Quando devo higienizar a boca?


Ao acordar e antes de dormir; antes e depois das refeições; sempre que sentir vontade. Você é ser social, deve se sentir limpo e bem. O nosso mau hálito, incomoda outras pessoas e torna difícil o convívio social. Hálito forte ao acordar é fisiológico, todos temos, pela leve hipoglicemia, redução do fluxo salivar e aumento da flora bacteriana anaeróbica proteolítica, com ação sobre restos epiteliais descamados da mucosa bucal e proteínas da saliva, que geram os CSV (compostos sulfurados voláteis) responsáveis pelo fedor da boca.


Quais as causas do mau hálito e como controlar?


São várias as causas do mau hálito.

Causas fisiológicas: Mau hálito ao acordar aminoácidos com enxofre, alimentos fortes, saburra na língua.
Causas locais: Cáries, doenças periodontais, feridas cirúrgicas, infecções nas vias aéreas superiores.
Causas sistêmicas: Doenças crônicas, diabetes, hepatopatias, nefropatias, prisão de ventre, refluxos, etc.

Para todas as causas é fundamental a higiene bucal completa eficiente. Segundo Olinda Tazia mais de 90% das halitoses têm a saburra na língua como determinante.

O que é saburra?


Material viscoso esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua em maior proporção no terço posterior alterando a sua cor. Equivale à placa bacteriana. Os microorganismos anaeróbicos proteolíticos produzem componentes com fedor no final do metabolismo.


Por redução do fluxo salivar, a saliva fica mais viscosa, rica em mucina, facilitando a aderência de leve hipoglicemia, redução do fluxo salivar e microorganismos, restos epiteliais e alimentares no dorso da língua. O stress, doenças, álcool, fumo, drogas, respiração bucal e o avançar da idade contribuem para diminuição do fluxo salivar.


O mau hálito não é por causa do estômago, não é contagioso e tem cura sim. Há predisposição em sua ocorrência. Muitas vezes só um dos parceiros do casal apresenta mau hálito.
Como se livrar da saburra e do mau hálito?


1 – Remoção mecânica da saburra com o Higienizador de Língua Motta de fio redondo de aço inox, que massageia a língua sem agredi-la e pode ser usado várias vezes ao dia.


2 – Manutenção da superfície lingual o mais oxigenada possível (água oxigenada, bochechos, etc).


3 – Identificação da causa de redução do fluxo salivar e tratamento adequado, restabelecendo-o.
PROGRAMA DE HIGIENE BUCAL MINHA BOCA TEM LÍNGUA


1 – Higiene Bucal completa de dentes, língua, gengivas antes e depois das refeições estimulando paladar, boa mastigação e apetite. Também ao acordar e antes de dormir.


2 – Higiene Bucal a qualquer hora – estimulando sociabilidade, relacionamento humano.


3 – Ingerir e eliminar líquido com frequência – Equilíbrio hídrico do corpo.


4 – Bochecho com água várias vezes ao dia, para neutralizar o ph bucal.


5 – Ingestão de alimentos em intervalos máximos de 2 horas, evitando mau hálito.


Objetivo:


– Proporcionar bem estar bucal, importante na qualidade de vida de todas as pessoas.