1.O que é tratamento endodôntico ou tratamento de canal?
Terapia endodôntica é realizada quando a polpa (tecido formado por nervos e vasos sanguíneos localizados no interior das raízes) está inflamada ou infectada. O tratamento consiste em remover a polpa, bem como na limpeza e obturação do sistema de canais radiculares. Esse procedimento visa devolver as condições normais ao dente e aos tecidos adjacentes para que o mesmo possa ser restaurado para desenvolver suas funções.e responsável pelo tratamento e prevenção das doenças da polpa (nervo) do dente.

2.Fazer tratamento de canal enfraquece os dentes?
Não, o que causa o enfraquecimento dos dentes é a perda de estrutura dental, causada por cárie.

3.Quantas sessões para fazer o canal?
Depende muito de cada caso, se o dente não apresentar nenhum tipo de infecção ( canal contaminado por batcéria, pus) o tratamento poderá ser realizado em sessão única. Caso o elemento tenha essa contaminação, o tratamento terá que ser realizado em mais sessões e recomendações do especialista.

4.Quando fazer o retratamento?
Em casos que o tratamento não foi bem executado, o dente não foi restaurado corretamente ou o canal foi contaminado por bactérias da saliva.

5.O canal pode voltar a doer?
Sim, mesmo sendo bem executado, o dente pode voltar a doer se não receber restauração definitiva ou se ocorrer cárie profunda permitindo a recontaminação do canal.

Para maiores informações, agende sua consulta!