O QUE É APENDICITE ? 

O Apêndice é uma estrutura em forma tubular, entre 5 e 8 cm, localizada no Intestino Grosso (parte baixa do abdome ao lado direito), e não possui função especifica na idade adulta.

Quando ocorre um “entup
imento” do Apêndice, por fezes endurecidas ou por vermes, isso determina inflamação local, que chamamos de Apendicite. Até 6% dos brasileiros terão apendicite em algum momento de suas vidas, sendo que as idades mais frequentes são nos adolescentes e em adultos jovens (20- 30 anos). 

É comum que os primeiros sintomas sejam dor inicialmente no umbigo, e depois para todo o abdome, principalmente na região baixa à direita.

Além disso, sintomas comuns na apendicite, são dor persistente, com piora progressiva, falta de apetite, mal estar, e em alguns casos vômitos e diarreia.

O tratamento, na quase totalidade dos casos, é por cirurgia, merecendo destaque a cirurgia por VÍDEO-LAPAROSCOPIA, realizado por “furinhos”na barriga, pois comparado com a cirurgia convencional (com corte), tem menos complicações, melhores resultados estéticos e retorno mais precoce ao trabalho e ao lazer. 



Dr. Demétrius Germini 

Proctologista/Cirurgião do Aparelho Digestivo  

Clínica Villa Vita Saúde e Odontologia 
(11) 3832-1062