Contudo estudo apresenta falha,entenda :


Recentemente foi realizado um estudo israelense na Universidade de Tel Aviv e publicado na revista científica Pediatric Neurology apontando que o chiclete pode causar dores de cabeça frequentes em jovens com idade entre 6 e 19 anos.


A suspeita principal é de que a goma de mascar cause um certo estresse na articulação tempomandibular – onde a mandíbula encontra o crânio,levando a cefaleia.

A pesquisa foi traduzida para para diversos sites de notícia no Brasil,e tinha como título “Consumo excessivo de chiclete pode provocar enxaqueca” no entando Cirurgiões-Dentistas explicam que enxaqueca não pode ser ligado ao consumo do chiclete já que é uma doença neurológica e exige tratamento com médicos neurologistas.

Sendo assim não seria possível o hábito de mascar chicletes causar a dor de cabeça e sim apenas ser um gatilho para crises.

O que aconetece é que que o uso excessivo da articulação tempomandibular (ATM) pode levar a uma sobrecarga so sistema mastigatório gerando um microtrauma tanto da ATM como em músculos mastigatórios,que pode ser um fator inicialmente de uma DTM.


Clínica Villa Vita Medicina e Saúde Rua Sales Júnior,642 – Alto da Lapa Tel.: (11) 3832-1062/63