A proporção  Áurea consiste na aplicação  de princípios  matemáticos e geométricos básicos de tal forma que ao se dividir uma reta de forma assimétrica, mantém – se uma proporção tal que o segmento  maior está  para o menor assim como a soma de ambos está  para o maior. Sendo explicada da seguinte  forma: um número  é a soma dos dois anteriores e a divisão de um número pelo anterior tem como resultado um número  áureo 1,618. É representado pelo número grego f em virtude de ter o escultor  grego Phídias utilizado largamente em suas esculturas.
Esta  proporção  é encontrada na natureza na distribuição  de folhas de árvores, na reprodução  de animais, nas conchas de caramujos e até mesmo no formato das ondas do mar ao chegarem na praia, e no corpo humano em diversas partes incluindo rosto e dentes!
O mais interessante  é que a proporção  Áurea parece ter uma maravilhosa  e única  propriedade: é a qualidade  que, por alguma razão atrai o sistema límbico como bonito, harmônico e equilibrado. Fantástico!!!