Muitas crianças rangem os dentes durante a noite. Geralmente este hábito se inicia a partir de três anos de idade. Ranger os dentes tem um nome que assusta alguns pais: bruxismo. As causas ainda não estão definidas, mas acredita-se haver um componente genético. 

Alguns fatores parecem estar associados ao ato de ranger os dentes, são eles: o estresse emocional, a ansiedade, a dor de ouvido ou problemas na arcada dentária que dificultam o posicionamento correto dos dentes na boca. Fato é que algumas crianças podem até se queixar de dores de cabeça no dia seguinte, do esforço que, sem perceber, fazem durante a noite.


O barulho do atrito dos dentes é muito angustiante para quem ouve.Apesar do ruído desconfortável, a intensidade do atrito, na maioria das vezes pode não ser suficiente para ocasionar lesões nos dentes. Esta fase pode passar sem maiores sequelas. Porém, todas as crianças que apresentem bruxismo devem ser avaliadas por um odontopediatra para saber se há indicação de algum tratamento específico. Existem placas, especificamente moldadas, que podem ser colocadas entre os dentes, à noite, para atenuar os efeitos do atrito. Mas só o dentista é que pode indicar. Bruxismo não deve assustar e têm solução!
fonte: Boas Vindas Bebê 3 – Dra. Ana Escobar.



Clínica Villa Vita – Medicina, Odontologia e Bem Estar
Rua: Sales Júnior, 642 – Alto da Lapa – São Paulo
(11) 3832-1062/1063   (11) 9 4744-5642
contato@clinicavillavita.com.br 
www.clinicavillavita.com.br