As vitaminas são essenciais para o funcionamento do organismo. Elas atuam sobre os processos celulares fundamentais. Nós não vivemos sem vitaminas. Cada vitamina costuma ser designada por letras do alfabeto e cada uma tem sua função específica. A falta de vitaminas pode causar doenças graves, por exemplo a falta de vitamina D, que é importante para a saúde dos ossos, pode levar ao raquitismo em crianças que estão em fase acelerada de crescimento. Outro exemplo, a falta de vitamina A pode levar a diminuição da acuidade visual, principalmente à noite. 

Por outro lado, o excesso de vitaminas também pode causar doenças, são as hipervitaminoses, que devem ser evitadas. Doses excessivas de vitamina D podem levar ao excesso de cálcio, o que prejudica os ossos e os rins. Já o excesso de vitamina A pode levar ao abaulamento da moleira em crianças pequenas, e em adultos cefaléia, aumento da pressão intracraniana ou problemas de pele ressecada. Hipo ou Hipervitaminoses devem ser evitadas, o equilíbrio é fundamental. Este equilíbrio pode ser atingido com uma alimentação saudável e balanceada. Os alimentos que rotineiramente consumimos, nas doses certas, são nossa fonte mais rica de vitaminas. 

Não devemos esquecer também do banho de sol, que é fonte de vitamina D. Nós produzimos vitamina D quando os raios de sol incidem na nossa pele, por isso é recomendável tomar sol, todos os dias possíveis, por 15 minutos, sem protetor, antes das 10:00hs da manhã ou após as 16:00hs. Quinze minutos bastam, depois use protetor solar. 

As vitaminas em cápsulas só serão necessárias quando o médico as prescrever. A ingestão diária de alimentos ricos em vitaminas já é o suficiente para as necessidades do nosso organismo.



Clínica Villa Vita – Medicina, Odontologia e Bem Estar
Rua: Sales Júnior, 642 – Alto da Lapa – São Paulo/S.P
(11) 3832-1062/1063