Uma experiência revelou quão perigosa para sua saúde a falta de higiene dental pode ser. Como consequência, pode-se desenvolver doenças cardíacas, Alzheimer, e outras. 

Dr. Christoffer Van Tulleken, um médico de Londres, Inglaterra, passou duas semanas sem escovar os dentes a fim de avaliar as consequências desta ação. Após esse período, ele foi realizar a escovação, e notou que, ao cuspir, expelia sangue em consequência de ter desenvolvido uma doença na gengiva, em grau suave.



Ficar sem escovar os dentes pode causar doenças cardíacas e até câncer Dr Christoffer Van Tulleken ficou duas semanas sem escovar os dentes em teste e constatou que contraiu infecção na gengiva, que culminou em baixa imunidade.


A constatação da doença veio através de testes laboratoriais realizados pelo professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia, da Universidade de Birmingham, Inglaterra, que mostraram que o sistema imunológico de Christoffer estava fraco. 


Esse sistema se mostrou mesmo eficaz ao combater um invasor infeccioso e, como consequência, seu corpo sofreu com a infecção na gengiva.
Concluiu-se, portanto, que a falta de higiene bucal é prejudicial não somente para a saúde bucal. Ela está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, Alzheimer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer. 

Clínica Villa Vita 
Medicina – Odontologia e Bem Estar
Rua: Sales Júnior, 642 – Alto da Lapa – São Paulo.
(11) 3832-1062/1063