Os leites vegetais podem ser feitos a partir de grãos, sementes ou oleaginosas. Desta forma, não apresentam a caseína (presente no leite de vaca) em sua composição, tornando-se mais fácil de digerir.
Pode ser introduzido por pessoas alérgicas ao leite de vaca ou que apresentam intolerância à lactose ou até mesmo por pessoas que precisam melhorar o sistema digestivo (estufamento, gases e má digestão, por exemplo).
Já se sabe que o leite de vaca é um potente desencadeador de vários processos inflamatórios e alérgicos e pode gerar sintomas como: candidíase, enxaqueca, acne, rinite, sinusite, entre outros. Por isso, atualmente fala-se muito na diminuição do seu consumo.
Vale lembrar que os leites vegetais não apresentam o alto teor de proteína do leite de vaca. Portanto, quem optar por trocar o leite de vaca pelo leite vegetal precisa suprir a ingestão de proteína através de outras fontes alimentares.
Modo de Preparo dos Leites Vegetais Caseiros
Deixe 1 xícara da oleaginosa de molho em água de 6 a 8 horas. Descarte a água do molho. Bata com 2 xícaras de água filtrada e coe com um pano limpo (voal, algodão ou filtro de pano de café, por exemplo). Armazene em geladeira por no máximo 2 a 3 dias.
Este método pode ser realizado com avelãs, castanha do Pará, amêndoas, macadâmias e inclusive a quinoa em grãos.Nutricionista Mariana Duro
Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional
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