ENXAGUATÓRIOS BUCAIS AGORA SÃO APRESENTADOS COMO FORMA DE CLAREAMENTO DENTAL 

As técnicas clareadoras tradicionais são comprovadamente eficazes e seguras; Contudo um número cada vez maior de produtos de venda direta, como enxaguatórios bucais tem sido disponibilizado no mercado como forma de clareamento dental.

Os enxaguatórios bucais interagem de forma química com a estrutura dental. Essa interação pode ocorrer  de três diferentes formas:

A primeira consiste numa ação oxidante listerine enxaguantesobre os agentes superficiais os profundos através da água oxigenada, a qual libera radicais livres que promovem o efeito
clareador.

A segunda forma consiste na presença de substâncias químicas que impedem a ligação dos cromógenos, dessa forma agem tanto na remoção dos manchamentos extrínsecos existentes , quanto na prevenção da deposição de novos cromógenos.

O terceoral b enxaguatorioiro mecanismo de ação consiste na deposição de pigmentos de cor azulada sobre a superfície dental. Os corantes azuis depositados passam a complementar a cor dos dentes, dando a eles uma aparência de mais brancos. Este princípio denominado clareamento óptico, é o mesmo aplicado há muito tempo no clareamento das roupas empregando o corante anil.congate enxaguante

Embora todas as estratégias citadas sejam eficaze
s clinicamente em determinadas situações, apenas o uso de produtos contendo peroxido é capaz de promover um clareamento intrínseco da estrutura dental, tendendo a apresentar efeitos mais duráveis, mesmo após a cessação de seu uso.

O uso de substâncias que controlam a deposição de manchamento
s extrínsecos ou clareadores ópticos somente apresentam ação quando utilizados de forma contínua.