O que é?

O molusco contagioso é uma doença viral que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas cfoto-molusco-contagioso-300x201om verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com dermatite atópica.

O molusco contagioso também pode atingir adultos, principalmente aqueles que tenham alguma imunodeficiência, como pacientes infectados pelo HIV ou transplantados. Nos adultos as lesões costumam afetar principalmente áreas de pele mais fina e podem ser transmitidas pelo contato sexual.

______________________________________________________

Manifestações clínicas do molusco contagioso

As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar.

As lesões são auto transmissíveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.

A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.

 

__________________________________________________________

Tratamento

molusco-contagioso-262x175

Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos, quando pode ser necessária a internação para realizar o tratamento sob anestesia, devido ao incômodo causado pelos métodos de remoção.

Dra. Flavia André Jorge – Dermatologista 

Rua: Sales Junior, 642 – Alto da Lapa – São Paulo/S.P

11 3832-1062/1063