Muito se tem falado ultimamente sobre Mindfulness. Mas o que é isso?
Lêda Zoéga Parolo– Psicóloga Clínica

mindfulness
É conhecido também como “atenção plena”. É estar em uma experiência, em uma situação, sem julgamento e com atitude aberta. É o estar por inteiro naquilo que faz. É estar com o filho e não estar com o celular junto, checando cada coisa que chega. É poder ler um livro e nem perceber o tempo passar, pois está focado nele. É trabalhar o dia inteiro e chegar ao fim do dia com uma sensação boa, pois estava absorvido naquilo que estava fazendo. É viver o momento presente. É estar mais consciente sobre o que está acontecendo em você, internamente e também ao seu redor.  Você se conhece melhor e começa a se conectar melhor com os outros e o mundo. Afeta como você vive.

Você já se questionou se é capaz disso? É uma técnica que pode ser aprendida , e pode ser útil na sua saúde física e mental, e em vários aspectos do seu dia a dia, trazendo muitos benefícios.

Na correria do dia estamos sempre ligados ao futuro e ao passado, e deixamos de viver intensamente o presente. Isso cria ansiedade, stress, problemas emocionais.

Se você passa o dia no piloto automático, você não está completamente ali.

As atividades diárias podem ser poderosas para essa prática.

Simples dicas para o seu dia a dia:mindfulness

  1. Faça uma coisa de cada vez, ao invés de ser m
    ultitarefas, e faça isso com prazer.
  2. Ao comer, saboreie a comida e sem o celular ou algo que o distraia por perto, observe a comida e coma em pequenas mordidas. Fique consciente do que está comendo.

Existem muitas outras formas de praticar mindfulness no seu dia a dia. Comece por estas e você verá a diferença.

Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela difusão do mindfulness, define:

“Mindfulness significa prestar atenção de forma específica; com propósito, no momento presente, e sem julgamento. “