Muitas pessoas não sabem, mas integrar o tratamento odontológico com o fonoaudiológico pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do paciente. O atendimento conjunto pode complementar o tratamento ortodôntico, protético e casos de má postura de língua.

Dentre afonoaudiologia e ortodontias especialidades da área, o campo da Motricidade Orofacial (MO) se relaciona diretamente com a odontologia e tem como um de seus objetivos buscar o equilíbrio do sistema estomatognático, que identifica o conjunto de estruturas bucais.

O tratamento ortodôntico e fonoaudiológico trabalham em conjunto na busca de uma adequada função de todo o sistema.Um dos principais objetivos é devolver ao paciente o máximo de função com mínimo de esforço do sistema estomatognático, proporcionando longevidade aos tecidos envolvidos como os dentes, osso de suporte, musculatura e articulação temporomandibular (ATM). Explica a fono Raphaela de Lima Cruz.

O fonoaudiólogo pode oferecer não só um diagnóstico mais completo, mas também um prognóstico mais real, considerando os limites de cada paciente. Segundo ela, as alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Quando elas não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações osteodentárias.

Fonte: http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2015/10/26/19058-fonoaudiologia-auxilia-tratamentos-ortodonticos