O desvio do correto encaixe entre os dentes é o terceiro maior problema de saúde bucal. Além de influenciar o bem-estar físico, o problema também está relacionado a questões emocionais e de autoestima. Isso porque o sorriso é o cartão de visita é uma das primeiras coisas que notamos em alguém.Ter dentes desalinhados pode acarretar consequências psicológicas e sociais, além de prejuízos profissionais, uma vez que a aparência é um fator decisivo para muitas empresas, especialmente nos ramos que envolvem imagem corporal.
A solução são os aparelhos ortodônticos, que por sua vez tem a função de deixar o sorriso alinhando, melhorando a qualidade de vida do paciente.

  • Veja quais são os diferentes modelos de aparelhos ortodônticos e qual funciona melhor para você:
  • APARELHO MÓVEL
    Indicação: para pequenos movimentos dentários ou como contenção ao fim do tratamento.
    Uso: deve ser constante, dia e noite. Deixar de usar regularmente prejudica o resultado do tratamento.
    Higiene e limpeza: a habitual, já que o aparelho pode ser retirado e deve ser escovado com escova de dente.
    Material: é feito de fios de aço, para os arcos e molas, e resina acrílica, para o corpo do aparelho. Eventualmente, podem ser usados parafusos para alargar o acessório e expandir a arcada dentária gradualmente.
    Dói? Quando é ajustado, sim.
  • APARELHO FIXO
    Indicação: para pessoas que necessitam de maior movimentação dos dentes de forma tridimensional.
    Uso: o aparelho é composto por braquetes (pequenos suportes de aço) que são colados nos dentes e removidos apenas ao final do tratamento.
    Higiene e limpeza: A correta higiene da boca é fundamental, pois esse tipo de aparelho é capaz de acumular sobras de alimentos facilmente. O paciente deve passar fio dental normalmente e fazer a escovação. Limpar bem em volta dos braquetes, dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva, é o segredo.
    Material: Os braquetes são feitos de aço inoxidável. Os aparelhos fixos estéticos, que são transparentes, podem ser de policarbonato, porcelana ou safira sintética. Já o arco ortodôntico (fio que é passado por entre os braquetes) pode ser composto de Nitinol (níquel e titânio), TMA (titânio e molibdênio) ou aço inoxidável.
    Dói? Assim como o móvel, o aparelho fixo causa incômodo sempre que é apertado.
  • APARELHO TRANSPARENTEIndicação: também é indicado para casos de maloclusão dental. O aparelho é praticamente imperceptível nos dentes e não altera a fala. Famosas como Gisele Bündchen, Luciana Gimenez, Helô Pinheiro e Polliana Aleixo já declararam ter se tratado com o aparelho transparente.
    Uso: é um aparelho móvel. Seu uso deve ser constante, pois a não utilização regular pode comprometer o tratamento.
    Higiene e limpeza: deve ser higienizado normalmente, podendo ser retirado para a escovação do aparelho e dos dentes, bem como para o uso do fio dental.
    Material: é feito de acetato transparente.
    Dói? Assim como os outros modelos, também pode causar incômodos.

aparelho móvelaparelhoestticotransparentefico metalicoaparelho transparente