1) Posso usar repelente? Qual devo comprar?

R: Sim! Gestantes devem usar repelentes nas situações em que haja risco de picadas de insetos. Com os diversos casos de microencefalia reportados no Nordeste do nosso país, devemos ter cuidado. Os produtos compostos de Icaridina a 25% (nome comercial Exposis) sāo eficientes durante 10 horas; produtos com DEET (nome comercial Off, Autan e outros) devem ser reaplicados antes, a cada 6 horas. O produto IR3535 (nome comercial – Loçāo Antimosquito Johnson’s) também é eficaz e permitido na gestação, porém seu efeito dura apenas 2 horas. Produtos naturais sāo sempre bem vindos na gestação. A citronela e o óleo de andiroba sāo repelentes naturais que podem ser associados na pele ou no ambiente. No entanto, a duração do efeito protetor desses produtos é de no máximo 30 minutos.  Por isso, não devem ser usados isoladamente.

repelente3

Não é recomendado passar o repelente embaixo das roupas. O correto é aplicar na pele exposta e por cima das roupas nas áreas cobertas. Esse tipo de produto faz um efeito de repelir os insetos alguns centímetros ao redor da aplicação, e o uso embaixo do tecido diminuiria esse efeito protetor.

2) Corro o risco de ficar com manchas de gravidez (melasma) na face? Que filtro solar devo comprar?

R: O risco de desenvolver manchas na face é muito maior durante a gestação devido às mudanças hormonais características do período. O ideal é aplicar diariamente o filtro solar na face, mesmo nos dias em que vamos ficar dentro de casa. Até mesmo lâmpadas e telas de computadores podem favorecer o escurecimento do melasma.

download (1)

O ideal é aplicar filtro solar de FPS 30 ou maior todos os dias pela manhā e retocar com mais uma camada do produto no horário do almoço. Em dias de exposição mais intensa, a reaplicação deve ser mais frequente, a cada 3 horas. Nāo existe marca ideal para todas as gestantes. O ideal é verificar seu tipo de pele, pois existem produtos específicos para peles oleosas, mistas ou secas. Além disso é importante testar o cheiro do produto antes de comprar, pois muitas vezes ficamos intolerantes a determinados odores durante a gravidez. E o mais importante nāo é qual marca ou tipo de filtro solar, mas sim que seja um produto agradável, para que nāo deixe de ser usado todos os dias. Observe sempre a regra de FPS maior ou igual a 30.

3) Qual o melhor hidratante para nāo ter estrias? É melhor usar óleo ou creme hidratante?

R: O uso de hidratantes deve ser diário durante toda a gravidez, e especialmente no terceiro trimestre, quando o risco de estrias é maior. Além do benefício cosmético, hidratar a pele diminui o risco de coceiras e dermatites, que sāo muito frequentes durante a gravidez. Existem diversas marcas no mercado específicas para a gestação, porém nenhuma marca tem estudos mostrando superioridade significativa em relação aos demais produtos concorrentes da mesma linha antiestrias na gravidez. O que é comprovado é que o uso dos cremes hidratantes tem benefício maior do que o uso apenas de óleos. Então o ideal é usar o creme e se desejar usar também o óleo, em outro horário do dia. Além disso também é comprovado que o uso do creme hidratante logo após o banho aumenta sua penetração na pele, e portanto o seu efeito será maior. Também devemos evitar cremes com muito perfume e com corantes na composição, pois podem causar alergias e intolerâncias nesse período em que a pele está mais delicada. Uma boa dica são os hidratantes hipoalergênicos, disponíveis em todas as farmácias e que podem ser usados em todas as idades e ciclos de vida.

Dra. Flávia Andrea Jorge – Dermatologista

Clínica Villa Vita 

(11) 3832-1062/1063