Vamos começar esse post entendendo o que são as varizes. Elas são veias dilatadas e tortuosas, de vários calibres, que podem aparecer em qualquer pessoa. Geralmente as varizes aparecem nas pernas e pés, mas também existem casos em que elas afetam outras partes. As varizes causam desconforto e dor, podem também contribuir para tromboses e feridas nas pernas. Sem contar que a aparência das varizes não é agradável.

varizes

As causas principais, são: hereditariedade (que vem dos pais ou avós), gravidez e obesidade.
Mas, afinal como prevenir varizes?

  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar ficar na mesma posição o dia todo (ou sentado ou em pé).
  • Tratamentos médicos e uso de meias elásticas.E além desses três fatores a idade contribui para o aparecimento das varizes. Isso acontece porque a medida que ficamos mais velhos, as paredes das veias tornam-se mais frágeis e suas válvulas ficam insuficientes. Contra esse fator a melhor atitude a se tomar é visitar um médico com frequência para acompanhar e evitar as varizes.

Depois de entender tudo isso a pergunta é inevitável: como tratar as varizes? Existem tratamentos para as varizes, sim. E quem deve decidir isso é um médico especialista e não um profissional de estética. Porque é o médico que identifica o tipo das varizes e seu tratamento adequado.

Alguns dos tratamentos mais conhecidos e indicados são:

– Escleroterapia: trata-se da aplicação de um esclerosante, um líquido concentrado, dentro do vaso. É feito com agulhas muito finas.E tem o objetivo de acabar as varizes menores, mais finas.

Laser transdérmico associado à escleroterapia tradicional. Utiliza-se um aparelho de laser, próprio para os vasos.Chama-se Nd:YAG.

– Crioescleroterapia: é a aplicação de esclerosante resfriado até 40 graus abaixo de zero. O resultado é a destruição da parede do vasinho,mais rapidamente. Esse tratamento tem sido bastante procurado porque é eficiente e menos dolorido.

– Espuma, tratamento realizado em veias mais grossas, com auxílio da ultrassonografia, para pacientes com problemas para tratamento cirúrgico.Usa-se o líquido esclerosante transformado em espuma densa.

– Cirurgias: além dos tratamentos clínicos, ainda existem alguns tipos de microcirurgias que exterminam as varizes. São elas: microcirurgia com anestesia local ou intradural, a cirurgia de varizes convencional e  a cirurgia de varizes com LASER endovascular.

Não deixe de buscar ajuda e orientação de um profissional!