Um estudo publicado no Surgical Technology International avaliou a tensão no pescoço conforme a inclinação da cabeça. Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 kg e 5,4 kg. À medida que a cabeça se inclina para baixo, o pescoço passa a sustentar cada vez mais o peso. Quando a cabeça está inclinada 15º, por exemplo, o pescoço tem que suportar 12 kg. Quando a inclinação é de 30º, o pescoço tem que suportar cerca de 18 kg e quando a inclinação é de 60º, o pescoço suporta 27 kg, seis vezes mais do que o peso real da cabeça.

Spine-2-1024x577

Os músculos do pescoço e ombros ficam contraídos e pouco oxigenados, causando dor, queimação e sensação de formigamento. Além das dores, existe o risco do surgimento de lesões mais sérias.

Colocar a cabeça para baixo aumenta a curvatura torácica. Esse desvio do eixo da coluna para frente sobrecarrega a lombar, uma região que já tende ao desgaste com o passar do tempo. 

Seguem alguns cuidados para evitar a grande tensão na coluna com o uso constante do celular:

  • Elevar o aparelho de modo que o centro da tela fique na altura dos olhos e, assim, não abaixar tanto a cabeça, e apoiar braços e antebraços para que não fiquem sobrecarregados.
  • Exercícios para fortalecimento dos músculos, como ioga, pilates ou até mesmo a tradicional musculação, podem ajudar.

fonte: folha de SP

Clínica Villa Vita – Odontologia, Medicina e Bem Estar!