Os alimentos termogênicos estão em alta e basta prestar um pouco de atenção para ouvir alguém falando deles – os alimentos termogênicos. Os alimentos termogênicos são aqueles com capacidade de aumentar o gasto calórico do nosso organismo. Como consequência esses alimentos aceleram os progressos nas dietas. Mas, calma: não é simplesmente ingerir alimentos termogênicos, pois, quando consumidos de forma exagerada, eles podem causar uma série de problemas.

ALIMENTOS TERMOGENICOS

Vamos saber mais sobre eles?

Como os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo?
Aumentando nossa temperatura corporal. Isso mesmo!
Vamos explicar: para serem digeridos, todos os alimentos gastam energia. Para tanto, aumentam nossa temperatura corporal e aceleram o metabolismo, provocando o aumento da queima de gordura. E os alimentos termogênicos aceleram ainda mais o metabolismo, aumentando o ritmo e provocando um gasto ainda maior de calorias. Os alimentos termogênicos podem ser responsáveis por até 10% do gasto total de energia!

Quais são os alimentos termogênicos mais conhecidos?
Pimenta vermelha – pode ser uma ótima aliada, mas precisa de moderação no consumo. A pimenta vermelha tem uma substância chamada capsaicina, que conta com ação termogênica comprovada. Mais do que isso, a pimentinha vermelha ainda contribui para limpeza de gorduras nas artérias. Agora, cuidado! Pessoas com problemas de gastrite e úlceras não devem consumir.

Gengibre  – O consumo frequente de gengibre pode acelerar o metabolismo em até 20%! E o gengibre pode ser usado de muitas formas gostosas: em sucos, sopas, refogados, em forma de chá e em vitaminas. Use a criatividade!

Canela – A canela tem ação estimulante e ainda facilita a digestão. A canela em pau pode ser usada em chá!

Chá verde – Com cafeína e catequinas o chá verde induz o organismo a buscar energia em nossas reservas de gordura. Além disso, o chá verde desintoxica e auxilia na retenção de líquidos.

Café – A cafeína é um termogênico natural e estimulante, mas não pode exagerar! Neste caso, o exagero pode significar dores de estômago, ansiedade aflorada e até noites de insônia.

Água gelada – Quer mais simples que um copo de água bem gelada?
É que quando bebemos a água bem gelada o organismo gasta energia rapidamente para voltar à temperatura ideal para o corpo.

Quais os benefícios dos alimentos termogênicos?
Os alimentos termogênicos têm outros benefícios além de ajudar na perda de peso e na queima das gordurinhas. Olha eles aí:

  • Estimulam a digestão;
  • Auxiliam no tratamento de gripes;
  • Melhoram a circulação do sangue

E apesar de tantas boas notícias, não vale exagerar para não ter problemas.
Procure um profissional da área para te orientar. Os alimentos termogênicos não promovem milagres, apenas auxiliam o processo de emagrecimento! Eles devem vir acompanhados de consultas médicas, uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios.

Quer saber mais sobre nossos tratamentos nesta área? Clique AQUI  e venha fazer sua avaliação na Villa Vita!