As mulheres sabem: cólica menstrual causa um desconforto terrível e muitas vezes deixa a mulher de cama de tão intensa que é a dor. No entanto, existem medidas naturais que auxiliam no combate deste imenso desconforto. Vamos ver dicas para minimizar as dores das cólicas menstruais?

img_upload_202

Banho quente – Se a dor estiver muito intensa, entre no banho quentinho e deixe a água cair na região! É que o calor aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos.

Bolsa de água quente – A bolsa térmica precisa estar sempre por perto das mulheres que sofrem todos os meses com as cólicas menstruais. Existem versões pequenas que podem ser carregadas na bolsa. A bolsa funciona pelo mesmo motivo que o banho: relaxa os músculos porque aumenta o fluxo de sangue na região pélvica.

Exercício – Fazer exercícios no período pré-menstrual e até durante o ciclo não é uma tarefa fácil para as mulheres que sentem cólicas mensais. E apesar disto, o ideal é não parar com a prática, pois depois de 30 minutos de exercícios estimulam a produção de endorfina que por sua vez, reduz as dores.

Chás – os chás são ótimos aliados até na hora a cólica. Além de quentinho e gostoso, alguns chás minimizam os efeitos das dores, como o chá de canela e de gengibre.

Massagens – Algumas massagens ajudam muito no combate às cólicas. Isso acontece porque a pressão das mãos ativa a circulação na área e relaxa os músculos.

Escolha bem os alimentos – Prefira alimentos que contém cálcio (vegetais e laticínios escuros), gordura poli-insaturada (atum, salmão e castanha do pará) e magnésio (banana, soja, aveia, beterraba…), pois tratam-se de alimentos com poder anti-inflamatório e que causam relaxamento muscular.

Medicamento –Se nenhum dos métodos naturais aliviarem suas dores, procure seu ginecologista e peça a ele um medicamento que ajude no alívio da dor.

Além dessas medidas, descansar é sempre uma boa decisão. Assim o corpo se reestabelece logo e você fica pronta para outra, bem mais rápido!