Você sabe qual é a diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista? 

34_DeniseTeixeira_DefinicoesPsiquiatriaPsicologiaPsicanalise

Há frequentemente dúvida entre a diferença destes 3 profissionais que trabalham na área da saúde. Entre outras coisas, a diferença está na formação profissional.

O psicólogo é aquele que cursou psicologia e estuda o comportamento humano e processos mentais. Possui uma vasta área de atuação, dentre elas a área clínica, organizacional, educacional, esportiva, hospitalar, e outras.

O psicólogo clínico é também chamado de psicoterapeuta, e através de um conjunto de técnicas, visa trabalhar com o paciente dificuldades emocionais, comportamentais, etc. Existem várias abordagens dentro da psicologia, como por exemplo a própria psicanálise, a teoria cognitivo-comportamental, a teoria junguiana, e outras.

O psiquiatra é o profissional que estudou medicina e se especializou em psiquiatria. Está preparado para lidar om os transtornos mentais e vê através  da perspectiva médica, orgânica. A intervenção geralmente feita é a prescrição de medicamentos que visam o alívio do sintoma (depressão, ansiedade, insônia, transtorno bipolar, etc). O psiquiatra também pode atuar como psicoterapeuta e fazer o mesmo trabalho do psicólogo clínico. Nesse caso, a diferença entre psiquiatra e psicólogo é que o psiquiatra pode medicar.

Psicanalista é o profissional que se especializou na psicanálise, linha teórica de Freud. Pode ser um psicólogo ou psiquiatra, ou até mesmo ter uma formação diferente.  Na psicoterapia, ou análise, como é chamado, utiliza o famoso divã, pois assim o paciente estará mais relaxado.

Espero ter esclarecido as diferenças.

Lêda Zoéga Parolo

Psicóloga Clínica

Contato: 99985-9116

www.ledazoegaparolo

Facebook: Psicologa e coach Lêda Zoéga Parolo