Uma grande duvida dos pais é sobre o uso de chupeta, sendo assim acabam optando por uso de chupeta ortodôntica, mas será que essa ainda é a melhor opção? O reflexo de sucção parece no bebê já na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar.

O que precisa estar claro para os pais é que tanto a chupeta convencional, quanto chupeta ortodôntica são prejudiciais para o desenvolvimento da criança. Ambos os modelos produzem alterações nos arcos dentais e na musculatura facial da criança. A diferença são os danos causados.

Lembrando que o ato de sucção é fundamental para a criança, por tanto essa vontade pode ser saciada com a amamentação.

DICA: Muitas vezes o peito esta com muito leite, sendo assim o bebe satisfaz a fome, porem não a vontade de sugar. Para ajudar a saciar a sucção do bebe, a dica é a mamãe retirar um pouco do leite antes de amamentar.
Bebês que não amamentam podem usar um copo de bico com válvula que fará o bebê trabalhar mais para obter o leite.

Chupeta, mesmo ortodôntica, deve ser evitada ao máximo. O correto é que os pais nunca ofereçam a chupeta para a criança. Caso a criança já faça uso, a mesma só deve ser usada até os 3 anos de idade.

PROBLEMAS QUE SURGEM COM O USO DA CHUPETA
Mordida aberta, funções como a fala, mastigação, deglutição e respiração.

Tanto chupeta ortodôntica, quanto a chupeta comum causam malefícios para a criança.