É comum as mamães apresentarem dúvidas ou terem receio de limpar o coto umbilical do recém-nascido. Esperamos ajudá-las com as orientações abaixo:

PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE NA FOTO

PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE NA FOTO

1 – Lave bem as mãos com sabonete, água e álcool gel para finalizar, se possível. Assim você evita qualquer risco de contaminação.

2 – Umedeça a ponta do cotonete com álcool 70% e higienize começando pela base do coto completando a volta inteira. Realize a limpeza após o banho e a cada troca de fralda. Esse procedimento deve ser realizado até a queda do coto.

3 – Evite ocluir o coto umbilical com a fralda, faixa, curativos ou objetos, mesmo que haja abaulamento da região umbilical.

4 – Presença de secreção um pouco amarelada ou discretamente sanguinolenta pode ocorrer. Higienize e observe. Se houver sangramento vivo, pus, odor fétido ou a pele ao redor ficar inchada e vermelha, procure avaliação médica.

Com essas dicas para cuidar do umbigo do recém nascido, você vai se sair super bem! Agora, é verdade: a dica mais preciosa para esse momento é fique tranquila! Olhe e converse com seu bebê. Durante a limpeza, interaja e curta todos os momentos. Dessa forma tudo ficará mais fácil e poderá até ser divertido!

Boa sorte, mamães!