Doença celíaca é uma doença autoimune, em pessoas geneticamente propensas,definida pela intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão do glúten leva á atrofia das vilosidades intestinais o que altera a absorção de nutrientes, e também, a presença de autoanticorpos pode causar danos a outros órgãos e estruturas. Normalmente a doença é manifestada logo na infância, mas os sintomas pode surgir em qualquer idade, até mesmo em adultos.

Improvavelmente associaríamos o diagnóstico de doenças gastrointestinais em um visita ao Dentista, a DC apresenta algumas manifestações bucais na quais pode levar uma suspeita do Cirurgião- Dentista, sendo assim ajudando no diagnóstico da doença.

A principal manifestação no dente é a hipoplasia do esmalte dental,que clinicamente se apresenta como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, são lesões assintomáticas, podendo levar a um tratamentHipoplasia do esmalte denta o apenas por finalidade estética.

Outras manifestações é encontrada na mucosa bucal, a mais frequente são úlceras aftosas,em seguida temos a queilite angular, glossite, língua despapilada e eritema.

aftas-600x330Outra manifestação existente que o individuo pode  apresentar é a síndrome da boca seca (Síndrome de Sjogren). A saliva tem função protetora e sua ausência torna a mucosa oral suscetível à infecções. Acarreta também em cáries dentárias agudas, complicações periodontais e perda subseqüente dos dentes.