Vamos falar sobre sarampo: o que é, diagnóstico e tratamento !
O sarampo é uma doença que ainda não está erradicada no Brasil mas, com bons indícios de ser daqui alguns anos. O  sarampo é uma doença contagiosa, transmitida por um vírus e que precisa de um tempo para se acomodar no organismo, crescer, aparecer e terminar.

download

Muitos podem confundir o sarampo com a catapora (varicela) por que ambas deixam na pele marcas avermelhadas que coçam. No entanto, o sarampo é mais grave pois pode infeccionar o sistema respiratório trazendo doenças como pneumonias, laringites e etc.

Podemos identificá-la pelo processo catarral que seria a primeira fase apresentando: tosse, coriza, febre, fotofobia e conjuntivite este período pode levar uns 6 dias em média. Em seguida a doença chega na segunda fase – ou período exantemático – onde começam a aparecer as manchas vermelhas que, entre 2 a 3 dias, se estendem por todo o corpo. Junto com a manchas é possível acontecer uma prostração maior, deixando os sintomas mais fortes. No período de convalescença – ou terceira fase – as manchas vermelhas tomam uma cor mais amarronzada e se inicia uma descamação fina da pele.

Apesar da medicina estar avançada, não existe um medicamento para curar o sarampo. O tratamento na realidade é a prevenção com a vacinação no período infantil.