De acordo com uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovada em junho do ano passado, a indústria alimentícia passa a ser obrigada a informar nos rótulos a presença dos principais ingredientes que levam a alergias alimentares. Embalagens de comidas e bebidas terão de trazer informações sobre a presença de substância que possam causam alergias.

No Brasil, estima-se que de 6% a 8% das crianças com menos de seis anos de idade sofram de algum tipo de alergia. Na maior parte dos casos, não consumir os alimentos é a única forma de evitar o surgimento de sintomas.

10_21_12_291_file

Segundo a resolução, todas as embalagens de alimentos e bebidas deverão exibir o alerta “alérgicos: contém…” ou “alérgicos: pode conter” em letras maiúsculas e em negrito logo após a lista de ingredientes, ao lado do já conhecido “contém glúten”.

Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), diz que reconhece como legítimas as demandas do consumidor por informações claras nos rótulos sobre a presença de alergênicos na composição dos produtos.
Fonte: Folha de São Paulo.