É impossível negar os vários benefícios da atividade física na terceira idade e já existem muitas evidências científicas deste fato! E é por sua visceralidade que o post de hoje é dedicado a sabermos mais sobre o assunto. Já sabemos que a prática regular de qualquer atividade física, sempre traz vantagens tanto para a saúde mental quanto física de todos nós, em qualquer que seja a etapa da vida. Mas, neste post, falaremos especificamente das vantagens para esse momento do envelhecimento.

terceira idade

CLIQUE NO LINK PARA FALAR COM NOSSA GERIATRA

Quando uma pessoa da terceira idade realiza (só para não esquecer: sempre com acompanhamento médico!!) treino de força muscular, os benefícios são:

Melhora no equilíbrio;
Melhora e ingestão alimentar;
Melhora da segurança para andar;
Preserva e melhora a densidade óssea;
Controla os efeitos da depressão;
Auxilia no controle de problemas cardíacos e diabetes;

Uma situação bastante comum e preocupante para essa etapa da vida é com relação às quedas. Elas costumam acontecer causadas por pouca força, falta de equilíbrio, problemas de visão ou doenças cardiovasculares.  E além dos benefícios que já descrevemos acima, a prática de exercício físico frequente atua positivamente contra as queda, da seguinte forma:

Fortalece os músculos das pernas e costas;
Melhora os reflexos e coordenação motora;
Melhora postura;
Aumenta flexibilidade;
Mantém o peso;

Dados de alguns estudos, já apontam que pessoas de terceira idade que praticam atividades físicas, reduzem em até 25% a chance de doenças cardiovasculares, 10% o risco de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. 

Converse com seu médico e mãos á obra!