Conhecida por suas polêmicas com produtos naturais, Bela Gil voltou a chamar atenção de seus seguidores por seu novo método para escovar os dentes: usando argila.

A chef de cozinha publicou um vídeo em seu Instagram, nesta segunda-feira (2), no qual sua filha, Flor, de cinco anos, experimenta escovar os dentes com o produto natural.argila-1483391451

A pequena Flor faz caretas ao usar o produto que, segundo os especialistas, pode ser ingerido e traz benefícios à saúde. No final, Flor é questionada por Bela, que pergunta qual delas ela preferia usar para a escovação: a cúrcuma ou a argila. “A cúrcuma!”, responde a menina.

Vale lembrar que Bela Gil gerou uma grande polêmica com os dentistas após revelar que substitui o creme dental por cúrcuma para escovar os dentes. 

 

Opinião dos dentistas Sobre o “método Bela Gil”

O presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz Fernando Varrone, enfatizou que não há comprovações científicas sobre os efeitos benéficos do açafrão nos dentes. O especialista afirmou ainda que o flúor é fundamental para reduzir a incidência de cáries e outras doenças bucais. “Encontramos o flúor até dissolvido na água. Essa substância só vai fazer mal se estiver em excesso, mas isso ocorre em ocasiões raras, onde aparece a doença fluorose”, explica Varrone. Ele é contra o uso de cúrcuma na higienização dentária.

Colocar algum tipo de produto natural na boca pode ainda causar efeitos alérgicos na bochecha e na gengiva, acrescentou a dentista Bruna Picciani, integrante da ABO. Diferentemente do que foi afirmado por Bela, a especialista disse que quem utilizar a cúrcuma corre o risco de manchar os dentes. “Acredito que ela também alteraria o esmalte do dente, que é uma proteção. Eu não usaria esse método no meu filho”, diz a dentista.

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, o dentista Outair Bastazini ressaltou ainda que apresentadora foi imprudente em sugerir esse método sem base em nenhum estudo científico.
“A pasta de dente, com ou sem flúor, é essencial para limpar os dentes. Ela, como pessoa pública, deveria tomar cuidado ao dizer isso”, acrescentou o especialista.

Diante da polêmica, Bela ironizou dizendo no Facebook que “não sabia que existia tanto dentista no mundo”. E ela afirmou que esse assunto era apenas uma “opinião dela” e que “experimenta quem quiser” o método.