A gastrite é uma doença que causa inflamação, infecção ou até erosão no revestimento estomacal, também conhecido como mucosa. A mucosa do estômago é responsável por produzir ácidos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos, quando o revestimento do estômago está inflamado, essa produção de enzimas e ácidos é reduzida, causando desconforto ao paciente.

É necessário não confundir a dor na boca do estômago causada por má alimentação e outros hábitos como tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas com a gastrite. A gastrite pode ser classificada em aguda – durando pouco tempo, ou crônica – durando meses ou até anos dependendo do caso, se o paciente não procurar tratamento. É importante salientar, que a gastrite crônica pode e deve ser tratada, a palavra crônica nesse caso, não significa que o paciente conviverá com a doença para o resto da vida, o que muitos pacientes pensam antes de procurar a opinião de um médico especialista.

A gastrite erosiva pode não causar infamação na mucosa estomacal, e sim causar uma lesão nas paredes do estômago. Na maioria dos casos, essa lesão é superficial, no entanto essa condição pode causar uma erosão, sangramentos e até úlcera.

No diagnóstico desses três tipos de gastrite, a bactéria helicobacter pykori foi encontrada no estômago dos pacientes, no entanto não há comprovação de que essa bactéria cause a gastrite ou se ela é somente parte do ambiente propício para o desenvolvimento da doença.

Há outro tipo de gastrite denominado gastrite nervosa, no qual o paciente sente todo o desconforto abdominal, dores fortes na boca do estômago, náuseas e às vezes até vômito. No entanto, ao realizar o exame de endoscopia, não há inflamação na mucosa estomacal ou lesões.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam esse tipo de gastrite não é causada apenas porque a pessoa passou por um estresse muito grande. De acordo com especialistas, o aspecto emocional é um dos fatores, que em conjunto com determinados hábitos diários, como longos períodos em jejum, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, consumo diário de frituras e alimentos industrializados podem causar o mal estar da gastrite nervosa.

A gastrite também pode ser provocada por interações medicamentosas como o uso de anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos entre outros remédios que não devem ter o uso prolongado. Utilizar remédios sem consultar um médico pode causar gastrite, já que cada caso possui uma especificidade e quem deve prescrever o modo de usar cada medicamento é somente o médico especialista.