Como funciona a Dieta Ortomolecular?

A dieta ortomolecular foi desenvolvida pelo químico americano Linus Pauling. O objetivo dessa dieta é restaurar o equilíbrio do organismo através da ingestão de alimentos.

Quem deseja seguir essa dieta, deverá consultar um médico, que solicitará um mineralograma capilar, que é um exame feito nos fios de cabelo e um exame de sangue para constatar quais vitaminas e aminoácidos estão em falta.  Após analisar os resultados desses exames, o médico prescreverá fórmulas manipuladas para que haja equilíbrio no seu organismo.

Além disso, essa dieta substitui os alimentos industrializados por alimentos in natura, carboidratos refinados pelos integrais, leites e derivados integrais por desnatados, e carnes vermelhas por aves sem pele, peixes e clara de ovo.

Proíbe o consumo de carne vermelha e gema de ovo. Os carboidratos simples (pão branco, arroz branco) são proibidos na última refeição do dia.

Cada indivíduo necessita de uma suplementação específica, então essa é uma dieta bem individual, não sendo possível seguir a mesma do seu colega, pois as necessidades nutricionais serão diferentes, o que torna obrigatória realizar a consulta médica previamente.