Depois do resfriado, a otite provavelmente é a doença mais diagnosticada em crianças. E, infelizmente, certas crianças têm mais tendência para a dor de ouvido que outras.
Qual é a causa da otite?
O problema começa nas tubas auditivas, ou trompas de Eustáquio, que ligam o ouvido médio (também chamado de orelha média) ao nariz e à garganta. Bactérias presentes nesses locais acabam indo para as tubas auditivas quando a criança boceja ou engole, não há problema nenhum nisso, desde que essas trompas estejam funcionando bem. Se a tuba auditiva estiver inchada por causa de um resfriado, de uma alergia ou de infecções nas vias aéreas como a sinusite, o líquido fica preso no ouvido médio, o que cria o ambiente ideal para a proliferação de vírus ou bactérias.

Quando isso acontece, há a formação de pus, que pressiona o tímpano, que por sua vez fica inflamado. A febre aparece porque o corpo da criança começa a combater a infecção.

Outro motivo para as crianças serem suscetíveis a infecções de ouvido é o fato de suas tubas auditivas serem curtas e ficarem na horizontal enquanto elas são pequenas. À medida que vão crescendo, a tuba cresce e também assume uma posição mais vertical, reduzindo a propensão a infecções.

images (15)

Villa Vita – Clínica Médica e Odontológica 
(11) 3832-1062 / 1063 ou (11) 9 4744-5642