A gestação é um dos períodos mais significativos e especiais da maternidade. Nela, as mulheres são as protagonistas dessas semanas de alegria e superação que se lembrarão para sempre, com muito carinho. É por isso que no dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante, em homenagem às futuras mamães.

Nesses nove meses, o importante é que a mulher esteja sempre atenta à sua saúde e bem-estar, se preocupando não só com a sua qualidade de vida, mas também a do bebê. Pensando nisso e para comemorar  esse dia tão especial, separamos algumas dicas para uma gestação mais tranquila e saudável.

No Dia da Gestante, dicas para uma gravidez tranquila e saudável

Se planeje

A gravidez é um período de muitas mudanças para a mulher. Por isso, é importante aproveitar esse tempo para se planejar e pensar na futura rotina, após o nascimento do bebê. Organize e decore o quartinho e combine com o seu companheiro as funções de cada um nos cuidados com o recém-nascido, principalmente a partir do fim da licença maternidade.

Cuide bem da alimentação

Para evitar algumas doenças comuns durante a gravidez (como anemias e diabetes) e garantir o crescimento saudável do seu bebê, é preciso tomar alguns cuidados extras com o que você come. Especialistas recomendam que o ideal é acrescentar 300 calorias no consumo diário e o aumento de peso deve ficar entre nove e doze quilos.

Sabemos que cada organismo é único e, para descobrir qual é a necessidade específica de cada mulher, é essencial procurar por um nutricionista. O profissional vai elaborar uma dieta especial pensando na saúde e na qualidade de vida da mãe e do bebê.

Se movimente

Praticar exercícios regularmente durante a gravidez é super importante para cuidar da saúde,  levantar a autoestima da futura mamãe e também para se preparar para o parto. As atividades físicas ajudam a  manter o peso, controlam a taxa de açúcar no sangue (evitando o diabetes e outras doenças) e fazem com que o organismo libere alguns hormônios — como endorfina e serotonina — responsáveis pela sensação de bem-estar, deixando a mamãe mais tranquila e alegre.

Existem várias academias que oferecem atividades especiais para cada fase da gestação, como aulas de yoga e hidroginástica. Algumas grávidas se divertem até mesmo com atividades mais ousadas, como aulas de pole dance — com muito cuidado, exercícios adaptados e orientação de profissionais, é claro!

Faça visitas regulares ao seu médico

Para ficar de olho na sua saúde e na do bebê, é importantíssimo visitar sempre o médico responsável pelo seu acompanhamento. Faça todos os exames e aproveite para conversar com ele sobre o seu plano de parto, um documento em que a gestante especifica todas as suas preferências sobre o atendimento que será feito com ela e os cuidados com o recém-nascido na hora de dar a luz.

De olho no espelho

Manter a vaidade com pequenas atitudes diárias ajuda a aumentar a autoestima da gestante e manter o seu ânimo lá em cima. Cremes hidratantes e emolientes ajudam a evitar as tão temidas estrias e o filtro solar é o melhor amigo da mulher que quer ficar longe das manchas de sol. É preciso estar atenta e evitar alguns tratamentos químicos (como tinturas e alisamentos) que podem afetar a saúde do bebê. Na dúvida, sempre consulte o seu médico!

Descanse bastante

O período da gestação pode ser um pouco cansativo para as mulheres, por conta de todas as alterações que acontecem no corpo. Aproveite esse período para se dar uma folga. Pegue leve na rotina, desacelere e descanse bastante. Tire cochilos ao longo do dia, faça automassagens, alongamentos e use seu tempo livre para fazer atividades relaxantes, como ler, escrever ou meditar. Boas noites de sono também são muito importantes para o bem-estar da mamãe e do bebê.

Aproveite o seu dia com essas dicas e conte nos comentários quais os seus segredos para manter uma gravidez tranquila e feliz!