Ter dentes saudáveis é uma preocupação de todos. Afinal, quem não quer ter um sorriso bonito? No entanto, às vezes a vontade de utilizar os aparelhos ortodônticos é barrada pela questão estética, já que os aparelhos fixos tradicionais contêm fios e braquetes, que muitas vezes trazem incômodos e não apresentam a aparência que o paciente deseja ou precisa aparentar, seja por causa do trabalho ou por questões pessoais. Buscando mudar esta e outras questões, o Invisalign surgiu como uma forma inovadora de corrigir os dentes. Quer saber mais sobre o seu custo-benefício e outras vantagens do tratamento Invisalign? Confira o post de hoje e saiba tudo sobre ele!

O que é o tratamento Invisalign?

O Invisalign é uma forma inovadora de corrigir os dentes, principalmente aqueles que apresentam espaçamento, alinhamento enviesado ou que tenham saído do lugar depois do uso dos aparelhos convencionais. Ele surgiu para contemplar as pessoas com vontade de melhorar o sorriso, mas que não queriam usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, principalmente por motivos estéticos. Além do mais, essa nova tecnologia proporciona uma melhor movimentação dos dentes, garante uma melhor higienização bucal e maior conforto. Já os custos variam de acordo com a situação dos dentes de cada paciente.

Como Invisalign funciona?

O Invisalign é um aparelho transparente, o que ocorre graças ao jogo de moldeiras removíveis e sequenciais, também conhecidos como alinhadores. Ao contrário dos aparelhos tradicionais que possuem peças coladas nos dentes do paciente, os alinhadores  Invisalign são criados sob medida para as diferentes etapas de um tratamento ortodôntico. Os dentistas avaliam a força da dentição e realizam um processo de 3D virtual da boca do paciente para construir as placas. Assim que o diagnóstico do paciente é realizado, ele já fica sabendo quantos alinhadores serão utilizados e qual será a duração aproximada do tratamento, tendo em mente que cada alinhador é usado por duas semanas. O Invisalign é um aparelho removível e pode ser retirado quando o paciente desejar, mas o recomendado é tirar somente para beber ou comer coisas quentes — sendo normalmente necessário utilizá-lo por 22 horas por dia. A fabricação do aparelho acontece nos Estados Unidos e a cada duas semanas chega uma nova placa. Tais placas são personalizadas para encaixar melhor na boca do cliente e realizar os movimentos pensados pelo dentista.

Para quem Invisalign é indicado?

Não existem contraindicações para o uso do Invisalign.  Ele pode ser utilizado por crianças, adolescentes ou adultos que prezam pela questão estética ou que apenas buscam por uma forma inovadora e mais confortável de melhorar a aparência dos dentes e a saúde bucal.

Qual a relação custo-benefício dos aparelhos Invisalign?

Apesar de o Invisalign ter o custo um pouco acima dos aparelhos ortodônticos convencionais, este é um investimento que vale muito a pena. De qual outra forma você melhoraria seu sorriso sem que ninguém percebesse que está usando um aparelho ortodôntico? O aparelho proporciona o aperfeiçoamento, além do conforto e da praticidade de removê-lo para ir a eventos ou comer algo específico — você não terá que ficar se preocupando se grudou algo ou ter que evitar certos alimentos. Outro ponto importante é que o Invisalign é pensado de maneira estratégica para não atrapalhar a fala de quem o usa, o que acontece muito quando se usa os aparelhos tradicionais. Enfim, todo o processo, desde a criação dos alinhadores até o tratamento final, é realizado para que o paciente fique mais satisfeito com o seu sorriso desde o início do tratamento até a obtenção do resultado! Como você pôde notar, optar por fazer o tratamento com o Invisalign é extremamente benéfico e compensador, além de ter todas as vantagens abordadas, passa a segurança de que os dentes serão corrigidos de verdade. Você conhece alguém que já usou este aparelho? Tem vontade de usar, mas ainda tem algumas dúvidas? Deixe seu comentário! Agora que você já sabe a relação custo e benefício do Invisalign, conheça alguns mitos comuns sobre ele!