A preocupação com o bem estar físico e com a aparência é cada vez mais evidente na sociedade. Pessoas que estão em busca do sucesso pessoal, profissional e social, tendem também a procurar por uma melhor aparência através de estéticos rejuvenescedores. A meta do rejuvenescimento facial é restaurar uma aparência mais jovem, ajudando a reverter uma face envelhecida, decorrente da perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, entre outros.

Na odontologia, sua atuação está principalmente no terço inferior da face, onde o contorno da face é determinado pelo esqueleto facial, dentes e músculos. A perda dentária compromete os músculos faciais, provocando flacidez muscular. Além do comprometimento da função mastigatória, a ausência dos dentes provoca atrofia do osso e também do músculo ligado a esse, gerando alteração do contorno estético da face.

Para a harmonização facial da face, nós da Odontologia Integrada temos uma visão completa do ser humano, possibilitando assim um tratamento individual e atendendo a todas as exigências de cada paciente. Dentes em posições erradas, ou até mesmo a falta destes podem levar há  um envelhecimento precoce, além de trazer dificuldade na higienização, podendo causar também problemas gengivais, perda do osso em volta do dente, dores faciais e na articulação temporomandibular.

Entre as características de uma face prejudicada, podemos destacar:

• Rugas;
• Linhas de expressão;
• Perda de volume dos lábios;
• Abaixamento da ponta do nariz;
• Aprofundamento da face;
• Apinhamento dentário (dentes tortos).

Hoje o rejuvenescimento facial é uma realidade na Odontologia. Com as inovações tecnológicas e científicas a odontologia estética, apresenta várias alternativas de tratamento dependendo de cada situação clínica. Podemos citar que, para reduzir rugas periorais temos a toxina botulínica e o reposicionamento dos dentes, para a falta de volume nos maxilares e lábios temos o preenchimento facial, em caso de papada utilizamos enzimas lipolídias, quando existe flacidez do 3° superior e inferior da face corrigimos com os fios de sustentação proporcionando um lifting facial, para os casos em que a bochecha é volumosa fazemos a Lipoplastia Facial (Bichectomia), e para dentes mal posicionados e ou separados podemos utilizar aparelhos ortodônticos, facetas e ou lentes de contato.