Cuidados com o aparelho fixo

Os primeiros dias são de adaptação mesmo. Dói tudo, parece que os dentes irão cair (um a um, todos eles!) e acaba o prazer em comer por causa da dor. E como tudo na vida, isso logo passa e o resultado vale a pena cada desconforto, pode acreditar!
O mais importante para quem tem um aparelho fixo é seguir alguns cuidados diários (e fundamentais) que ajudam o tratamento e mantém a sua saúde bucal em dia. Porque não adianta alinhar e corrigir os dentes e ficar com a boca cheia de cáries e a gengiva inflamada, não é mesmo? Então, anote aí:

> Aparelho fixo é obstáculo para a higienização. Se antes a boca era lisa e não tinha nada, agora ela tem braquetes, bandas e fios, certo? Por isso, atenção dobrada na hora de cuidar dos dentes.

> Converse com seu dentista sobre o melhor modelo de escova dental ortodôntica. O ideal é optar por um modelo com cerdas bem macias e que seja própria para o aparelho. Basicamente, a diferença entre uma escova de dentes normal e a ortodôntica é que a segunda precisa ter uma canaleta central que ajuda na limpeza dos dentes e do aparelho.

> Se você está na fase de usar elásticos intermaxilares, nunca esqueça de tirá-los antes da escovação!

> Pronto para escovar? A primeira etapa é a escovação normal, como sempre foi. Depois dela, para limpar entre os dentes, onde estão fios e arcos, aposte em uma escova interdental, feita para higienizar esses espaços com eficiência e sem machucar a boca.

> Se você adora um fio dental e se pergunta: como é possível usá-lo com aparelhos nos dentes? É possível, mas você precisa do auxílio do passa fio, uma ferramenta que parece uma agulha (só que de plástico) e que serve para prender o fio dental e passar por baixo dos arcos.

> Termine a higienização com uma boa enxaguada na boca!

Fora o momento de higienização, quem usa aparelho fixo precisa ficar atento no dia a dia com duas questões muito rotineiras:

. esqueça roer unhas ou manter lápis e canetas na boca. Isso pode prejudicar o aparelho e te machucar.

. chicletes, balas e doces grudentos como marshmallow são proibidos para os usuários de aparelho. Já pensou o estrago que um chiclete pode fazer aí?

Quanto mais cedo o problema for detectado, mais rápido ele será resolvido. Não esqueça disso!