Manchas arroxeadas nos braços são chamadas de púrpura senil.

Acometem com maior frequência os pacientes idosos, especialmente aqueles que abusaram da exposição solar devido ao trabalho ou a atividades de esporte e recreação. O motivo da consulta, além da preocupação pelo desconhecimento da causa, é motivado por razões estéticas já que a aparência das lesões chama muito a atenção

Chamamos de Púrpura Senil aquelas manchas arroxeadas, azuladas ou violáceas que surgem “da noite para o dia”, ou seja, repentinamente, na pele das pessoas mais idosas e que se parecem com hematomas, como se fossem causadas por batidas. São mais frequentes nos braços e dorso das mãos porque são as áreas da pele que ficam mais expostas ao sol. Geralmente não tem sintomas, mas podem ser acompanhadas por coceira devido ao ressecamento da pele(que ocorre pelas mesmas razões).

Apesar de muito comuns, preocupam pois, quem as possui, não recorda de nada que pudesse ter feito para que aparecessem.

Elas acontecem devido à fragilidade dos vasos sanguíneos da pele, que, ao envelhecer, fica fina e lisa e vai perdendo a elasticidade pela degeneração do colágeno danificado pelos anos de exposição solar.

Certas medicações, como aquelas usadas para afinar o sangue, podem ser agravantes.

Tratamento

Não existe um tratamento que resolva totalmente, mas o dermatologista pode associar várias técnicas (alguns aparelhos de laser e luz pulsada, cremes hidratantes à base de vitamina K e C) e conseguir melhorar muito a qualidade da pele.

Quando existe algum medicamento envolvido atuando como agravante pode-se avaliar a retirada ou troca deste, desde que seja possível e sempre sob a supervisão médica.

Insistimos aqui na importância da prevenção através do uso de filtro solar e roupas adequadas. Quanto mais cedo você começar a usar filtro solar, mais sucesso terá em evitar o aparecimento deste e muitos outros problemas na pele causados pelo sol.

Se você que está nos lendo já está com essas manchas, deve ter filhos ou netos que não querem usar protetor solar.

Mostre suas manchas a eles, compare com a pele da sua barriga (que é uma região que quase não toma sol), para que eles tomem consciência de que a prevenção se faz na juventude.

A cada dia que passa, estamos definindo nossa saúde futura e é preciso ter isso em mente para que possamos envelhecer com qualidade.