O que é o que faz o Botox

Toxina produzida em laboratório através de um tipo de bactéria, o produto, quando aplicado, relaxa o músculo e, como consequência, diminui a formação de novas rugas e suaviza as já existentes, deixando a pele com aspecto viçoso e jovial.

Porém, há muita confusão no nome do tratamento. O componente é fabricado por diversas marcas. Portanto, o Botox é uma marca de toxina botulínica A, assim como existem outras

Como é o tratamento

Botox dura até seis meses (CRédito: Thinkstock)

Ao falar, rir, gritar, chorar ou fazer expressões faciais, os músculos se contraem e, com o passar do tempo, a pele começa a formar rugas, pés de galinhas e vincos entre as sobrancelhas. Para minimizar estas ações do tempo, é possível aplicar a toxina botulínica A.

aplicação do Botox é feita diretamente no músculo e causa o relaxamento temporário deixando o rosto mais suave e mais rejuvenescido. “A tratamento atua nas rugas que já existem e na prevenção de novas”, explica a dermatologista Silvia Zimbres.

Quanto tempo dura

Por ser aplicado diretamente no músculo, os efeitos do tratamento podem ser sentidos nas primeiras horas após o procedimento. “O resultado depende de cada paciente, mas entre 48 e 72 horas é possível ver o resultado”, diz a especialista.

Em duas semanas é possível notar o resultado máximo, e o procedimento tem durabilidade que varia entre quatro e seis meses. “O tratamento com toxina botulínica A é temporário, pois com o tempo o músculo volta a contrair-se lenta e gradualmente”, explica a dermatologista.

Botox com efeito natural

Muitas celebridades já exageraram no Botox e perderam as expressões faciais, mas, segundo Silvia, o problema está na quantidade aplicada. “Individualizar o plano de aplicação é muito importante para obtermos resultados naturais e satisfatórios”, fala.