Bem-estar é uma das coisas mais desejadas no mundo, e está associado a bons relacionamentos, boa alimentação, saúde em geral, sensação de satisfação plena, segurança, estar bem não só consigo mas também com os outros, ter objetivos e muito mais.

Imagine administrar tudo isso sendo mulher e mãe, muitas vezes profissional que trabalha fora de casa, e sofrendo o impacto do dia-a-dia.

Mas podemos pensar que vale o esforço, pois como benefícios temos o auto-controle, a redução de stress e de ansiedade, além de melhor qualidade de vida, há também melhora da saúde física e mental.

Algumas dicas para a construção do bem-estar:

  1. alimentar emoções positivas e ser otimista– veja o lado bom daquilo que te acontece, mude o foco para o positivo, melhore seu pensamento É saber lidar com as emoções negativas e positivas de forma adequada.
  2. Construir compromissos com o que te faz bem – vá à ginástica se é disso que você gosta, vá se encontrar com amigas para um café pelo menos.
  3. Cultivar significado naquilo que faz e acredita em si mesmo
  4. Cuidar da saúde e encontrar tempo para si mesmo
  5. Investir em relacionamentos
  6. Criar conquistas e realizações e fazer o que gosta. Definir metas e ir atrás delas
  7. Meditar
  8. Amar

E lembre-se que se você está bem, todo o resto tende a ficar bem também. Sabe a metáfora da borboleta que agita as asas na China e isso reflete aqui em nós? A mesma coisa em uma família, e se você está tranquila, a tranquilidade passa aos outros, ao passo que se você estiver mau-humorada, o mau humor passará também.

 

 

 

Lêda Zoéga Parolo
Psicóloga Clínica 
Coach de Saúde e Bem-Estar