Esteticamente falando, os aparelhos ortodônticos metalizados, com os famosos bráquetes, não oferecem um tratamento visualmente atrativo. Por isso as pessoas procuram o chamado “aparelho invisível“. Eles permitem corrigir o desalinhamento dos dentes sem que isso fique demasiadamente visível.

Aparelho invisível ou aparelho transparente?

A nomenclatura “aparelho invisível” não está totalmente correta, o certo é falar aparelhos transparentes. Mas o fato é que Invisalign® é quase imperceptível – e é isso, afinal, que as pessoas querem: discrição!

Como eram os antigos aparelhos metálicos

As pessoas realizavam o tratamento com aparelhos metálicos pela necessidade, não por estarem totalmente satisfeitas. Apesar disso, grande parte dos adultos deixam de realizar estes tratamentos por sentirem que eles depreciam a sua estética. A sensação é que os resultados positivos só são obtidos após anos de idas ao dentista para manutenção do aparelho metálico.

Não é apenas uma questão estética, mas também de saúde

Há um grupo de pessoas que convivem diariamente com dores crônicas de cabeça, faciais e na própria mastigação, agravadas por conta da dentição desalinhada. Nestes casos, a importância de se alinhar a posição dos dentes está muito além das questões estéticas e da mastigação irregular, a qual pode dificultar os movimentos da mandíbula para que a pessoa possa se alimentar da maneira correta. A correção ortodôntica é fundamental no tratamento interdisciplinar das inflamações da ATM (Articulação Temporo Mandibular), pois facilitam a diminuição das dores.

Aparelho invisível (ou transparente) pode ser removível

Mesmo que o tratamento se restringisse ao alinhamento da dentição, os adultos que precisam de tratamentos ortodônticos sentem que os metalizados dão uma aparência menos madura, adolescente, que não é coerente com a imagem que alguns deles desejam transmitir. Estes adultos sempre sonharam com a possibilidade de realizar o tratamento ortodôntico de forma mais prática, menos dolorosa, e, principalmente, que transmitisse uma aparência mais convidativa para o mundo dos negócios e fase adulta. Para estes adultos e muitos outros, já se tem a possibilidade de alinhar os dentes com os práticos aparelhos invisíveis, que são inclusive removíveis.

Tecnologia de um “aparelho invisível”

Os aparelhos invisíveis são moldados a partir de softwares que avaliam como os dentes ficarão a cada etapa do tratamento. Eles são tecnologicamente produzidos especificamente para cada pessoa e suas necessidades. É neste grupo de aparelhos que se encontra o Invisalign®. Ele não é invisível propriamente dito, mas sim translúcido, super discreto, justamente para que a pessoa não deixe de usar, onde quer que esteja. O diferencial do Invisalign® é que utiliza softwares para controlar a força aplicada e o tempo desta em cada dente, para que movimente de forma precisa e gradual, tanto os dentes superiores quanto os  inferiores.

Vantagens do “aparelho invisível” Invisalign®

 

1 Prever os resultados finais

2 Ter resultados nítidos a cada etapa

3 Poder usar em qualquer lugar

4 Confortável, evitando as recorrentes irritações bucais por conta dos fios e bráquetes dos modelos metalizados

5 Menos tempo perdido nas consultas para a manutenção do aparelho

6  Melhor higienização, evitando problemas bucais