O que é uma Lente de Contato Dental?

A Lente de Contato Dental é uma lâmina ultra-fina de porcelana ou cerâmica desenvolvida para ser aplicada sobre os dentes, com uma espessura de aproximadamente 0,3mm. Por ser muito fina, a prótese dental recebeu esse nome em comparação às lentes de contato oculares.

Esses folheados dentais são utilizadas para fazer melhorias na estética nos dentes, correções de forma, pequenas alterações de cor, além de reforçar pontos vulneráveis sem causar grande desgaste na arcada dentária.

Hoje, a Lente de Contato Dental é considerada uma das principais técnicas de estética dental, pois atinge ótimos resultados com aparência natural e de forma pouco invasiva, necessitando de pouco desgaste nos dentes.

Veja abaixo um curto vídeo do nosso canal do Youtube, que explica as principais características dessa técnica odontológica

Vantagens em utilizar a Lente de Contato Dental!

Além das vantagens corretivas, há diversos outros benefícios em se utilizar a técnica da Lente de Contato Dental, tais como:

  • Método pouco invasivo: Mínimo ou nenhum desgaste dental.

  • Coloração: Estabilidade de cor, devido às propriedades da porcelana que as torna mais resistentes contra manchas nos dentes.

  • Durabilidade: as Lentes de Contato Dentais podem durar mais de 15 anos.

  • Naturalidade: As facetas de porcelana proporcionam uma aparência natural aos dentes.

  • Tratamento rápido: As Lentes de Contato Dental não necessitam que o paciente tenha uma preparação extensa nem que retorne diversas vezes ao consultório odontológico.

Quando uma Lente de Contato Dental é indicada?

A Lente de Contato Dental é indicada nos casos onde se pretende fazer uma modificação estética dental, em outras palavras: melhorar o sorriso.Associado à plástica gengival, as Lentes de Contato Dentais também podem diminuir ou até eliminar o sorriso gengival, onde ao sorrir o paciente mostra muito a gengiva.

 

Possíveis modificações na estética dos dentes:

  • Tamanho: aumento da proporção dos dentes em caso de diastemas, ou seja, espaço entre os dentes.

  • Forma: correção de imperfeições de dentes lascados ou com pequenas fraturas e alinhamento dos dentes.

  • Cor: correção de pequenas manchas ou cores levemente escurecidas nos dentes causados por tratamento de canal, excesso de flúor ou manchas causadas por medicamentos ou produtos alimentícios como café, chá, vinho e cigarro.

  • Volume: correção no volume dos dentes.

  • Textura: correção na textura dos dentes.

Para a utilização da Lente de Contato Dental, o paciente precisa ter:

  • Dentes saudáveis, em boas condições de saúde.

  • Dentes sem cáries.

  • Dentes sem grandes restaurações.

  • Dentes com boa coloração.

    O tratamento com as Lentes de Contato Dentais são bem rápidos. Em sua maioria, o paciente necessita de três consultas para o processo. Já considerando a primeira consulta e aplicação das facetas de porcelana.

    Após o “Teste de Sorriso” (mock-up) realizado já na segunda sessão o paciente pode ver como ficaria o novo Sorriso, e após a sua aprovação iniciamos o tratamento. Nesse Tratamento foram necessárias 04 sessões, sendo a primeira para moldagens preliminares e confecção de moldeiras para o Clareamento Dental, na Segunda sessão fizemos a plástica gengival e colocação das Lentes de Contato Dental Temporárias, onde já obtivemos uma estética quase igual à estética final, e na quarta sessão colocamos as Lentes de Contato Dental definitivas.

     

    Quando uma Lente de Contato Dental não é indicada?

    A Lente de Contato Dental não é indicada para todos os casos. Dentre eles, estão:

    • Dentes muito escurecidos: nesse caso, recomenda-se um clareamento dental.

    • Dentes com grandes restaurações.

    • Dentes muito volumosos.

    • Pessoas que rangem os dentes.

    • Pessoas que roem unhas.

    • Pessoas que mordem objetos duros, como ponta de caneta, etc.

     


    Nesses casos, as melhores opções de tratamento e estética odontológica são:

    • Facetas de Porcelana.

    • Coroas de Porcelana.

    Os tratamentos estéticos utilizando Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana ou Coroa de Porcelana podem ser feitos no mesmo paciente, pois o resultado estético final é igual. O que define o tipo de tratamento estético a ser feito é a condição do dente que irá receber o tratamento.

     


    Cuidando da Lente de Contato Dental: Escovação

    Manutenção de uma Lente de Contato Dental.

    Realizar a manutenção de uma Lente de Contato Dental é muito simples, pois as porcelanas precisam apenas de escovação normal e regular, além da utilização de fio dental.Lembre-se de manter sua frequência de visitas periódicas com o dentista para a limpeza dentária.

    A higiene bucal é muito importante, por isso, é preciso cuidar adequadamente para evitar doenças, pois a Lente de Contato Dental não impede que os dentes estejam livres da invasão de bactérias.

    Reparo em Lentes de Contato Dental

    Uma Dúvida muito comum em nossos pacientes é sobre reparos em Lentes de Contato Dental. Assim como o Esmalte Dentário, a Lente de Contato Dental está sujeita ‘a fraturas. Nestes casos, dependendo da extensão, pode ser feito um reparo, com resinas especiais, do mesmo fabricante das Lentes de Contato, sem a necessidade de troca da Lente.

     

     

    Como é aplicada a Lente de Contato Dental

    Protético: Trabalho em prótese de porcelana da Lente de Contato Dental

    O procedimento para aplicar a Lente de Contato Dental é simples e indolor. Normalmente, as lâminas de porcelana são inseridas em uma única sessão. Antes da confecção das próteses, é feito um molde da arcada dentária para que as lâminas sejam confeccionadas. 

    Na primeira consulta, o paciente dirá ao dentista o que deseja melhorar ou tratar na arcada dentária. Após a conversa, o profissional irá indicar o tratamento adequado.

    No início do procedimento para a aplicação das Lentes de Contato Dentais, o profissional odontológico aplica um ácido no dente do paciente, para que ele fique com a superfície porosa. Com isso, haverá uma boa fixação da lâmina. Logo depois, é aplicado um cimento dental adesivo e um composto químico de silício e hidrogênio, que colam as lâminas de porcelana nos dentes do paciente.

     



    A Lente de Contato Dental enfraquece o dente?

    Não, as Lentes de Contato Dentais recobrem os dentes sem interferir em sua resistência, e ainda fazem uma barreira contra as bactérias, protegendo a região recoberta pela porcelana.

     

    Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana e Coroa de Porcelana são a mesma técnica?

    Não. As Lentes de Contato Dentais, as Facetas de Porcelana e Coroas de Porcelana são feitas do mesmo material, o que confere um resultado estético final semelhante, desde que realizadas dentro de uma técnica precisa em um bom laboratório. A grande diferença entre as três técnicas, está na espessura da prótese e o método de aplicação.

    O melhor é fazer o que é indicado em cada dente, dependendo da sua condição. Consulte um profissional de odontologia para orientação de qual técnica utilizar.