infecção urinária é mais frequente em mulheres. Cerca de 30% delas terão ao longo da vida e algumas ainda são mais suscetíveis a sofrerem infecções recorrentes. Entenda por que o problema é mais frequente no sexo feminino.

Causa:
Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à infecção, mas ela é mais infeccao-urinaria2-300x137 - A infecção urinária é mais frequente em mulheresprevalente em mulheres porque suas características anatômicas as tornam mais vulneráveis. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de micro-organismos para a região.

O risco de contrair uma infecção é maior após uma relação sexual, provavelmente porque a uretra sofre microtraumas — normais durante o sexo — e torna-se vulnerável à instalação de bactérias.

É mais comum também na menopausa, quando diminuem as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário.

Tratamento:
Às vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar as bactérias. Em certos casos, o tratamento requer o uso de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br