• A fase que estamos passando exige muitas mudanças na nossa rotina e é difícil priorizar o que fazer e o que deixar de lado. Mas, uma coisa que não pode ser descuidada é a alimentação.


    A alimentação saudável é essencial para uma vida com saúde. 80-85% das doenças crônicas não transmissíveis (diabetes tipo 2, obesidade, colesterol alto, doenças do intestino, doenças do coração, etc) e 40% dos casos de câncer estão associados a hábitos de vida ruins, começando pela alimentação. O simples cuidado com o que você escolhe comer pode te fazer uma pessoa saudável e que vai viver por muito mais tempo.
    Ao mesmo tempo, muitas pessoas estão em casa hoje sem saber ou sem gostar de cozinhar e toda a família acaba tendo uma alimentação baseada em comida comprada ou fast food. Além das guloseimas em excesso, que acabam sendo mais consumidas pelo estresse ou tédio.
    Eu já comentei outras vezes aqui sobre a associação da alimentação ruim e o tédio e agora foi publicado um artigo no European Journal for Clinical Nutrition mostrando essa associação.

    Mas como mudar isso?? O primeiro passo é focar em uma mudança de cada vez. Tente mudar uma refeição ao dia e se planeje para uma mudança que você realmente conseguirá fazer e manter. Que tal cozinhar um legume para o almoço? Junte os filhos para estimulá-los a comerem bem e todos começarem a cozinhar juntos, mesmo que sejam bem pequenos.
    A cada refeição, tente pensar se você pode acrescentar mais alguma coisa. Consigo colocar uma salada? Consigo fazer mais um legume ou verdura? O foco é comer 5 porções de legumes e verduras no dia, além de 2 ou 3 frutas ao dia. Depois, tente tirar os processados, as frituras. Mesmo que você peça um prato por aplicativo, tente acrescentar um legume refogado ou uma salada. Veio batata frita, será que precisa comer isso hoje?

    Consegue trocar o lanche da tarde por uma fruta? Comece com uma salada de frutas, aveia e mel. Depois tente não colocar o mel, a fruta já é doce o suficiente.

    Acredite em você! Você consegue mudar tudo o que quiser, basta acreditar. E tudo na vida depende de prática, não desista! Ficou ruim o que você cozinhou? Tente de novo e de novo. Você é o responsável pela sua saúde.