Muitas reflexões surgiram durante essa pandemia, acredito que para todos nós, e muitas estão relacionados a valores, propósito e sentido de vida, assim como satisfação e outras preocupações.

A quarentena está aí, mas algumas limitações que estamos tendo podem nos levar a novas possibilidades. Ao invés de ver somente o que de mal ela nos traz (como o distanciamento social),  podemos usá-la como oportunidade para criar novos hábitos que contribuam para o equilíbrio emocional e para a prevenção de doenças e problemas, que podem ser potencializados na quarentena.

Mesmo na pandemia, alguns fatores para se viver melhor podem estar presentes. É hora de desenvolver  qualidades humanas positivas e usar a pandemia para ir além. Dentre eles, podemos citar:

– conexão com outras pessoas – Os relacionamentos são importantes para o nosso bem-estar, e isso, mesmo diante da impossibilidade de encontros, pode ser vivenciado através de ligações por vídeo, ou mesmo telefone. É muito importante estar conectado com as pessoas. Somos seres sociais, precisamos do outro,   e saber ouvir e ser ouvido.

– otimismo  –   Importante em tempos difíceis é acreditar que tudo isso vai passar, de uma forma ou de outra. “Até mesmo a hora mais sombria tem 60 minutos” (Morris Mandel).  Isso é acreditar no futuro.

– vivência de algum grau de prazer ou satisfação – Viver algo com satisfação e prazer, é mais fácil do que se pensa. É saborear o seu momento,  reservar um momento para si, ou mesmo com alguém, e fazer algo, por mais simples que pareça, mas que você se faça bem.

A pandemia está aí, uma realidade mundial, então vamos tirar proveito dela, mudando algumas atitudes, vendo as coisas sob outra perspectiva, com novas metas, e  desenvolvendo adaptação e resiliência.

Vamos cuidar de nossa saúde mental!

 

Leda Zoéga Parolo

Psicologa