A diabetes gestacional é caracterizada pela inabilidade de transportar a glicose – a principal fonte de energia para o corpo – para as células durante a gravidez. Essa doença normalmente desaparece quando a gravidez acaba, mas mulheres que tiveram a diabetes gestacional apresentam grande risco de desenvolver, mais tarde, a forma mais comum da diabetes, aquela conhecida como diabetes tipo 2.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova York descobriu que mulheres grávidas com doenças periodontais (problemas gengivais) têm maior chance de desenvolver diabetes gestacional do que grávidas que tem a gengiva saudável.
” …as evidências de que doenças gengivais também podem contribuir para a diabetes gestacional sugerem que as mulheres devem ir ao dentista se elas planejam engravidar e após a gestação.”, afirma Ananda P. Desanayake, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York.
Acredita-se que a inflamação associada à doença periodontal tem papel importante no início da diabetes gestacional, provavelmente interferindo no funcionamento normal da insulina, o hormônio que regula a glicose no organismo.
gravida - A DIABETES GESTACIONAL E A DOENÇA PERIODONTAL
Avalie este post