Mais de um ano sem ir ao dentista? Veja a regularidade certa, e saiba como o dentista pode prevenir problemas na sua saúde, ao fazer um simples check-up

Se você é daquelas pessoas que toda vez que vai ao dentista fica constrangida porque não aparece ali há mais de um ano, chegou a hora de rever seus hábitos. Pode parecer exagero, mas a ida no mínimo uma vez ao ano ao consultório pode livrá-lo de doenças em diversos órgãos, até mesmo câncer de fígado. A saúde começa pela boca, por isso é tão importante priorizar as idas ao dentista na agenda.

Sem tempo ou com medo de ir ao dentista?

Muitos são os impedimentos para ir às consultas. Se é a correria do dia a dia, saiba que se você mantiver a saúde bucal em dia estará, na verdade, economizando tempo – e sofrimento – com tratamentos futuros para resolver os problemas que poderiam ter sido evitados em uma consulta de rotina.

agenda-dentista - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Busque uma clínica de agendamento fácil e prático

Agora se a questão é o medo que muitos ainda têm de dentista, essa deve ser a razão para ir até duas vezes ao ano. A dica aqui é buscar uma clínica de agendamento fácil, que entenda seus horários e ajude a encontrar o melhor tempo para você.

Risco de cárie

Quem explica é a dentista Andrea Martinez Gotardo, proprietária da Villa Vita, clínica na região da Lapa e Vila Leopoldina em São Paulo, que oferece o que há de mais moderno em tratamentos médicos e odontológicos. “Quanto maior a frequência ao dentista, menores são os problemas que o paciente tem chance de desenvolver. Por exemplo, um pontinho de cárie pode ser facilmente removido antes que se torne uma cárie mais profunda e até mesmo um canal”.

Estética dos dentes

No quesito estética, o paciente também sai ganhando quando visita o dentista mais de uma vez no ano. Por exemplo, manchas nos dentes causadas pelo consumo de alimentos e bebidas com corante podem ser suavizadas com uma simples limpeza, contribuindo com a manutenção do resultado de um paciente que já tenha feito clareamento. O mesmo vale para a gengiva, uma parte da boca fundamental para garantir um sorriso perfeito. Qualquer alteração na cor ou algum tipo de inflamação podem ser resolvidos antes de virarem um problema mais sério.

sorriso-brilhante - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Sorriso sem medo: gengiva na proporção certa traz segurança

Para desmistificar a consulta de rotina, a clínica Villa Vita relacionou os principais procedimentos do check-list dos dentistas e para que serve cada um deles.

Avaliação geral

Primeiro o dentista faz uma avaliação de toda a boca do paciente. Ele checa dente por dente para identificar a presença de cáries, manchas, a posição em que ele está e toda a arcada dentária. Além disso, a gengiva e mucosa da boca também merecem atenção. Faz parte do check-list da consulta verificar a textura, cor e se há alguma inflamação nessas regiões. A parte óssea também é checada e para isso o dentista pode até realizar uma radiografia.

dentista-2 - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Check-up no dentista: o seu está em dia?

Quando fazer: essa avaliação deve ser feita pelo menos 1 vez por ano.

Limpeza 

É por onde tudo começa. Às vezes, mesmo que o paciente tenha disciplina na escovação e passe fio dental diariamente, pode ocorrer o acúmulo de tártaro entre a gengiva e os dentes, então o dentista remove as placas bacterianas com o auxílio de instrumentos. Ele também pode aplicar uma solução de bicarbonato de sódio para ajudar na limpeza e até polir os dentes.

villa-Vita-motorzinho-sem-barulho-2 - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Dentista usando motorzinho sem barulho

Quando fazer: essa avaliação deve ser feita pelo menos 1 vez por ano.

Motorzinho sem barulho? Conheça essa novidade

Clareamento

Não se trata apenas do aspecto estético. A alteração da cor do esmalte do dente está relacionada a diversos fatores que vão além do consumo de alimentos com corante. Ela pode ser consequência do uso de antibióticos e até traumas no dente. Após o diagnóstico, para tratar esse problema, a Villa Vita realiza o clareamento acelerado com a luz violeta, uma das técnicas mais modernas que existe atualmente.

clareamento - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Clareamento: resultados devolvem a auto-estima

O resultado é um sorriso branquinho, sem sensibilidade nos dentes (uma das grandes reclamações dos pacientes em relação aos métodos tradicionais) em um tempo de tratamento muito menor.

Veja esse depoimento da nossa paciente da Villa Vita:

Quando fazer: o clareamento pode ser feito após a avaliação inicial.

Crianças: primeira consulta ao dentista

A primeira visita da criança ao dentista deve ser um marco em sua vida. Especialistas em odontopediatria indicam que ao completar um ano ela deve ser levada ao consultório para um exame bucal, que é completamente simples e indolor. Esse check-up em bebês também é um momento em que os pais recebem as orientações sobre como fazer a higienização dos dentes das crianças e corrigir hábitos que podem prejudicar a formação dos dentes, como chupar o dedo.

villa-vita-motorzinho-sem-barulho - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Motorzinho sem barulho é novidade na Villa Vita

Quando fazer: ao completar um ano.

Dentes de leite

A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, a ida ao dentista deve ser feita a cada 6 meses, pois o trabalho de prevenção nessa fase é importantíssimo. Uma cárie não tratada em um dente de leite, por exemplo, pode fazer o dente permanente crescer com manchas ou má formação. Outra situação é se a criança fizer uso de medicamentos fortes, como corticoide, o banho de flúor deve ser reforçado.

criança-escovando-dentes - Com que frequência devo ir ao dentista?  

Crianças aprendendo a escovar os dentes: dentistas dão as melhores orientações00

Quando fazer: a cada seis meses depois que os dentes de leite surgirem.

Quando surgem dentes permanentes

“Quando os dentes permanentes nascem, eles são mais suscetíveis a cáries, então é importante levar a criança ao dentista a cada 4 meses entre 6 e 8 anos de idade” orienta a Dra Andrea Martinez Gotardo. A clínica Villa Vita conta com profissionais especializados em odontopediatria que cuidam dos pequenos com muito carinho.

Andrea-Gotardo-e-Juliana-Lembo-1 - Com que frequência devo ir ao dentista?  

As dentistas Andrea Martinez Gotardo e Juliana Lembro em atendimento

Quando fazer: a cada 4 meses

Como escolher um bom dentista? 

Dúvidas sobre hábitos

Aproveite o momento da consulta para fornecer ao seu dentista alguns dados importantes sobre os seus hábitos e esclarecer suas dúvidas.

– Informe se você tem notado sangramento ao passar o fio dental, sente alguma dor, sensibilidade ou qualquer anormalidade

– Também é importante dizer se você faz uso de algum medicamento contínuo, se utiliza cremes dentais branqueadores (alguns podem causar sensibilidade e até retração da gengiva)

– Verifique se sua escovação está correta, pois até a forma como seguramos a escova e a pressão ao passá-la nos dentes e na gengiva pode causar danos.

Não espere piorar para ir ao dentista

Se você está sentindo algum incômodo nos dentes, não espere a dor ficar mais intensa para procurar o seu dentista. Quanto antes você for ao consultório, mais cedo você ficará livre do problema. E menor a chance de se tornar algo grave. “Às vezes a pessoa fica esperando os dias passarem na esperança de que a dor melhore. Mas, na verdade, ela está arriscando a sua saúde e sofrendo desnecessariamente”, afirma a Dra Andrea Martinez Gotardo.

Leia mais: Sorriso perfeito como o das famosas

Agende facilmente uma consulta na Villa Vita

Telefone: (11) 3832-1062/3832-1063

Ou mande inbox na nossa página do Facebook 

Endereço: Rua Sales Júnior, 642 Lapa – São Paulo

Atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h

5 (100%) 1 vote