Doença da mão-pé-boca.

Você já ouviu falar na doença da mão-pé-boca?
Ele é causada pelo vírus Coxsackie, que pertence à família dos enterovírus, que habitam o sistema digestivo e é contagiosa. É uma doença bastante comum na infância, especialmente em crianças com menos de 5 anos.

www-huffingtonpost-ca

Mas, quais são os sinais da doença da mão-pé-boca?
– febre alta
– aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe;
– surgimento de bolhas na planta do pé e palma da mão;

Os sintomas são leves e muitas vezes, confundidos com os sintomas de uma gripe: febre,  mal estar, gânglios aumentados. E o diagnóstico só pode ser confirmado com o surgimento das lesões.

Se você tem filhos em casa e está lendo esse post, certamente se perguntou: e como ocorre a transmissão? Ela pode acontecer através de alimentos contaminados, via fecal/oral, através de secreções ou saliva. Vale ressaltar que, mesmo que a pessoa esteja completamente recuperada, ela pode transmitir o vírus através das fezes. E isso pode acontecer no período de até 4 semanas depois do desaparecimento dos sintomas.

E como é possível tratar a doença da mão-pé-boca?
Não há vacina para a doença e ela começa a regredir de maneira natural em alguns dias. Geralmente o médico indica um antitérmico e um anti-inflamatório. Já os casos mais sérios, são medicados com antivirais e antibiótico.

Dói? Dói a garganta e muitas vezes o problema tira o apetite do paciente. No entanto é fundamental se alimentar. Purês, sopas, gelatinas, cremes, sorvetes e mingaus são bem vindos nestes casos.  Mantenha o paciente descansando, em repouso e ofereça bastante água a ele.