Gengiva pronunciada demais, ou dentes expostos, com poucas gengivas. Esses problemas podem levar à vergonha de sorrir. Na Villa Vita, é fácil resolver

Você olha no espelho e tudo o que vê são as coisas que gostaria de mudar nos dentes. Eles poderiam ser mais brancos, ter um formato diferente, ser mais alinhados… Mas o que você não sabe é que um sorriso bonito e saudável começa pela gengiva. Ela é responsável por proteger a base dos dentes e mantê-los fixos aos ossos, ou seja, sem uma boa gengiva nada funcionará bem dentro da boca.

Gengiva - Gengivas demais ou de menos: o que fazer

Sorriso harmônico: nem gengiva de mais, nem de menos

A clínica Villa Vita, na região da Lapa e Vila Leopoldina em São Paulo, tem uma equipe de dentistas especializados, e oferece uma diversidade de tratamentos para os diferentes tipos de problemas que podem acometer a gengiva.

Problemas relacionados à gengiva

A questão não é apenas estética, mas sim de saúde, segundo Andrea Martinez Gotardo, proprietária da clínica. “A periodontia (área da odontologia que cuida da gengiva) tem sido muito estudada pela medicina pelos efeitos que as doenças gengivais podem causar a outros órgãos do nosso corpo, como o pâncreas”. Diversos estudos já indicaram que a presença de bactérias associadas à periodontite aumentou em mais de 50% a chance de o paciente desenvolver câncer de pâncreas.

sorriso-Villa-Vita - Gengivas demais ou de menos: o que fazer

Dentes na proporção ideal ajudam a sorrir mais

Hoje em dia, não faltam opções de tratamentos que além de manter a gengiva saudável, contribuem para um sorriso bonito e harmônico. Entre eles, a gengivoplastia, o peeling gengival e até enxerto de tecido conjuntivo. Conheça cada um deles e os cuidados de rotina com a sua gengiva.

Limpeza da gengiva

Antes de pensar em procedimentos estéticos, é preciso ter um ambiente saudável na boca. O cuidado com a gengiva começa pelo uso diário do fio dental. Quando o paciente fica alguns dias sem utilizá-lo, a gengiva sangra. Isso indica que está inflamada provavelmente pelo acúmulo de resíduos de alimentos que ficou entre os dentes, causando também mau hálito e gosto ruim na boca. Por isso, deixe a preguiça e pressa de lado e faça desse um hábito na hora da escovação.

Sua gengiva sangra? 

Gengivoplastia, plástica da gengiva

Sabe aquele sorriso em que você nota que há mais gengiva do que dente? Isso pode ser resolvido com a gengivoplastia. É a plástica gengival, um procedimento simples na maioria dos casos. Ela corrige defeitos e melhorar a simetria entre os dentes e a gengiva, proporcionando um sorriso mais harmônico.

“A plástica é indicada para corrigir o que chamamos de sorriso gengival. Ao remover a gengiva em excesso, que deixa a impressão de que o dente é pequeno, evidenciamos os dentes e melhoramos a estética do sorriso”, afirma a Dra Cinthia Leandro, dentista que é periodontista na Villa Vita.

ronaldinho-gaúcho-1 - Gengivas demais ou de menos: o que fazer

Ronaldinho Gaúcho antes da gengivoplastia

Em alguns casos só a cirurgia não resolve o problema estético. Pode ser necessária a associação de outras técnicas cirúrgicas ou ainda a aplicação de toxina botulínica em determinados músculos da face. Os resultados são impressionantes e muito procurados pelas celebridades, que acabam sendo uma referência para os pacientes.

Peeling ou Clareamento Gengival

É um procedimento cirúrgico simples que visa remover manchas gengivais. Mais comuns em fumantes, descendentes de negros e asiáticos, em razão da maior quantidade de células produtoras de melanina que tem uma cor amarronzada. “O procedimento é pouco invasivo e consiste em realizar uma leve descamação superficial da gengiva, promovendo a remoção das células que fabricam o pigmento marrom”, explica a Dra Cinthia.

O clareamento dura de dois a três anos e pode haver a necessidade de retoque por conta da nova formação celular. Em pacientes fumantes, poderá ocorrer antes dos dois anos pós-peeling.

sorriso-brilhante - Gengivas demais ou de menos: o que fazer

Sorriso sem medo: gengiva na proporção certa traz segurança

Dentes expostos demais: enxerto Gengival

Você já reparou que algumas pessoas possuem dentes expostos demais? Trata-se da recessão gengival, um problema que afeta não apenas a estética. Ele também pode aumentar a sensibilidade dos dentes, fazendo com que muitas pessoas deixem até de ingerir certos tipos de alimentos gelados e doces.

As causas dessa recessão são principalmente o biótipo fino da gengiva, que a olho nu permite até enxergar as veias e vasos do paciente. “Esse tipo de gengiva acaba retraindo e expondo as raízes. Existem fatores secundários que ajudam a agravar esse problema por associação como bruxismo (ranger dos dentes), má oclusão, presença de placa (falta de higiene). Escovação traumática (força e/ou tipo de escova incorreta com cerdas muito duras) e tração dos freios (quando brisas de tecidos fibrosos inseridas na gengiva tracionam o tecido para trás)”, alerta a Dra Cinthia.

5-agendamento-fácil - Gengivas demais ou de menos: o que fazer

Sorriso escancarado demais também tem solução

Nessa técnica, o tecido do “céu da boca” (palato) é removido e enxertado na região junto à tração do tecido, cobrindo assim as recessões. Em alguns casos, pode ser necessária mais de uma cirurgia para resolver o problema. “É por isso que na Villa Vita prezamos pelo planejamento com exames de imagem, clínico e principalmente pela expectativa do paciente. São fatores primordiais para o sucesso e eficácia do procedimento” afirma a Dra Andrea Martinez Gotardo.

Nos implantes também

A boa notícia é que as técnicas de recobrimento também podem ser utilizadas para implantes, melhorando a falta de volume gengival, um problema que fica pós-extração de um dente, e também para cobrir aquela cinta acinzentada que às vezes fica entre a coroa protética e a gengiva.

Inovações

O acesso aos recursos e tecnologias que a odontologia desenvolveu ao longo das décadas está muito mais fácil. Aproveite essas novidades a favor de sua saúde e aparência. A beleza de um sorriso vai além de ter apenas dentes brancos, alinhados, e uma gengiva rosada. Uma boa estética pode causar uma sensação incrível de bem-estar. Torna uma pessoa mais segura para se relacionar em todas as áreas da sua vida.

Leia também: Sorriso perfeito como o das famosas

5 (100%) 1 vote