Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa.

Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.

É causado pelo vírus varicela-zoster, o mesmo agente da catapora,  e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo. Anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster.

O paciente com herpes zoster ativo é contagioso apenas para as pessoas que nunca tiveram catapora, ou seja, para aquelas que nunca foram infectadas pelo vírus Varicella-Zoster. Quem nunca teve catapora, caso entre em contato com algum paciente com herpes zoster, irá desenvolver catapora e não herpes zoster, pois a primeira é sempre a forma inicial de contaminação por este vírus.

herpes_zoster_zoom

Pessoas que já tiveram catapora ao longo da vida, ou que foram vacinadas contra o vírus, podem ter contato com pacientes com herpes zoster sem risco de desenvolver qualquer doença, pois este é um grupo que possui anticorpos contra o vírus Varicella-Zoster.

Embora não seja uma condição de risco de vida, o herpes zóster pode ser muito doloroso. Vacinas podem diminuir as chances de se ter a doença, enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações.

herpes-zoster-fotos

O herpes zoster pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente acomete apenas um lado do corpo, esquerdo ou direito. É comum a erupção começar no meio das costas em direção ao peito, mas também pode aparecer no rosto em torno de um olho. É possível ter mais de uma área de erupção no corpo.

Procure um médico sempre que você suspeitar de herpes zoster, e especialmente nas seguintes situações:

• Se a dor e a erupção cutânea forem perto de um olho. Se não tratada, a infecção pode causar danos permanentes nos olhos;
  • Se você tiver 60 anos ou mais, o que aumenta o risco de complicações;
  • Se você ou alguém da sua família tem um sistema imunológico enfraquecido;
  • Se a erupção é generalizada e dolorosa.

Clínica Villa Vita – Medicina, Odontologia e Bem-Estar