O dia dos namorados surgiu em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam os nomes de suas pretendentes em papeis para serem sorteados; o papel sorteado seria o nome de sua futura esposa.
Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de se casarem, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios as escondidas para que mesmo assim recebessem as bençãos de Deus.
Com isso o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de San Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.
A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.
O romantismo esta no ar…use sua criatividade e feliz dia dos namorados!
namorados - O dia dos namorados e sua história...
Avalie este post