PERCEPÇÃO E CUIDADO DOS PAIS COM A SAÚDE BUCAL DE SEUS FILHOS

O núcleo familiar é o alicerce para o desenvolvimento psicológico, social e emocional da criança, além de ser fundamental para a formação de sua personalidade. É nesse processo que são ensinados e administrados os cuidados básicos com o corpo, havendo promoção a manutenção da saúde de seus filhos.

Os pais devem preparar seus filhos para viverem saudavelmente, educando a criança para saber o que deve e pode comer, como e quando. Quando não há limites ou regras, essas atividades diárias podem caminhar para um sentido contrário, prejudicando a saúde do seu filho.

A falta dessa orientação ou limite é notada pelo acometimento de “cárie precoce na infância” (Early Childhood Caries), notando-se, muitas vezes, que a dentição decídua é desvalorizada e o tratamento, negligenciado, só pelo fato de ser um “dentinho de leite” e que não irá acompanhar o desenvolvimento da criança. Além disso, hábitos como a higiene bucal e o controle da dieta geralmente são desconsiderados.

Dados epidemiológicos indicam que a “cárie precoce na infância” é altamente prevalente e crescente, sendo conhecida como um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.

Para que ocorra um correto acompanhamento desta criança, os pais devem ter com eles um profissional que promova a saúde, conscientizando e orientando sobre a higiene bucal. Sempre abordando estes assuntos de forma educativa, motivacional e é claro com muito carinho.

Procure um Cirurgião-Dentista.