Como aliviar dores no corpo e tratar problemas crônicos? O Rolfing utiliza apenas as mãos e reeducação corporal para cuidar de tudo isso

Você sabia que a forma como você senta e levanta da cadeira pode causar tensões em todo o seu corpo? E você pode imaginar que uma dor no ombro pode ser causada por um problema no pé? Para responder a essas perguntas, você precisa conhecer o Rolfing, um método de reorganização corporal que utiliza o toque para liberar a fáscia.

Rolfing-4 - Rolfing alivia dores e vários problemas

A fáscia é um tecido que reveste todo o nosso corpo, passando por ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia de aranha que une a nossa estrutura corporal. A sua função é lubrificar os espaços internos, diminuindo o atrito entre as partes e facilitando os nossos movimentos. Quando ocorre a falta de lubrificação da fáscia, por estresse e movimentos errados que fazemos, ela acaba colando no tecido corporal. É aí que surge a dor.

Como o Rolfing trata a dor?

Imagine o seguinte: você está vestindo uma calça e na parte da panturrilha ela está enrugada. O que você faz é esticar o tecido, certo? É isso que o rolfista, profissional especializado em rolfing, faz. Ele “desenruga” a fáscia na região onde o paciente está com dor. E usando somente as mãos, com o objetivo de liberar as tensões e a rigidez no corpo.

Rolfing-2 - Rolfing alivia dores e vários problemas

Toque das mãos é utilizado para amenizar dores no Rolfing

A clínica Villa Vita, localizada na região da Lapa e Vila Leopoldina em São Paulo, conta com um profissional especializado nessa técnica. O educador físico e rolfista Luiz Simões conta que os benefícios do rolfing vão além do tratamento das dores. “Nós fazemos uma reeducação corporal que corrige vários movimentos que fazemos ao longo do dia. Despertamos o paciente para uma nova consciência”, ele afirma.

Indicações do Rolfing

Primeiro é feita uma avaliação bem detalhada do paciente. Entender o ritmo de vida, os hábitos e as queixas ajuda a identificar a raiz da dor. “O rolfing não visa tratar somente a dor, mas entender onde ela se origina e corrigir definitivamente. Nós atuamos na causa do problema”, afirma Luiz Simões.

Por exemplo, uma enxaqueca pode ser causada pelo encurtamento de um músculo. Nesse caso, o problema não está na cabeça. A dor é apenas reflexo de um outro problema.

Rolfing é indicado para:

  1. Quem possui restrição de movimentos causados ou não por traumas físicos;
  2. Quem deseja melhorar sua performance em atividades como ioga, prática de esportes e de artes marciais, bailarinas, dançarinos e todos aqueles que desejam evoluir emocionalmente através de uma nova percepção do seu corpo e de seus movimentos;
  3. Quem sente dor na região lombar, cervical, no ciático e causada por má postura;
  4. Quem sente dor nas articulações ou tem a síndrome da dor miofascial, que pode atingir qualquer grupo muscular, e fibromialgia
  5. Quem tem enxaqueca crônica

Como é feito o Rolfing

Sem o uso de cremes, o rolfista toca a região com uma pressão específica, liberando o espaço entre a fáscia e outros tecidos conjuntivos. O resultado? Além do alívio da dor, mais flexibilidade, equilíbrio e bem-estar para o corpo.

rolfing - Rolfing alivia dores e vários problemas

O Rolfing usa apenas as mãos para tratar dores

Nas sessões seguintes, o rolfista começa a trabalhar com movimentos, corrigindo o que o paciente está fazendo de errado. Essas orientações vão além do consultório. Afinal, desde o momento em que a pessoa acorda, é orientada sobre a importância de se espreguiçar, de colocar os dois pés no chão ao se levantar, a dormir na posição adequada e até a respirar de forma certa, entre outras dicas.

Benefícios do Rolfing

De acordo com Luiz Simões, o alívio das dores crônicas já acontece logo na primeira sessão. “A partir disso, já começamos o trabalho de reeducação corporal para corrigir a causa e para que o paciente não volte a sentir dores”.

A cada sessão, o paciente percebe o corpo mais alinhado, alongado e equilibrado. No seu dia a dia, os movimentos tornam-se mais leves e eficientes. Afinal, o aumento da consciência corporal leva automaticamente à melhora da qualidade de vida. “São mudanças simples que trazem grande alívio”, ele completa.

Rolfing-6 - Rolfing alivia dores e vários problemas

O corpo vai adquirindo mais flexibilidade com o Rolfing

“Já tivemos casos de pacientes que escaparam da cirurgia de hérnia de disco em poucas sessões”, afirma. “Na verdade, as pessoas deveriam procurar um profissional de rolfing antes de recorrer a algum tratamento mais invasivo. Isso porque a maioria dos casos para os quais o rolfing é indicado é resolvido nas sessões”, recomenda Luiz.

Quantas sessões são necessárias?

São necessárias de 10 a 15 sessões e em cada uma delas, um tema é trabalhado. Ao final, todas as regiões do paciente terão sido tratadas.

Prevenção das dores

O rolfing não é só para quem está sentindo dor. “Infelizmente, nós não somos educados a realizar os movimentos corretamente. Cada indivíduo age no limite do seu corpo e à medida em que os anos passam e a nossa estrutura muda, os problemas começam a surgir”.

Rolfing-5 - Rolfing alivia dores e vários problemas

No Rolfing, o toque libera a fáscia e pode-se até prevenir dores

Para Luiz, é possível prevenir dores e complicações futuras se desde cedo o indivíduo souber a postura correta para sentar, como levantar, a melhor posição para dormir e muitos outros movimentos do dia a dia. “Acreditamos que quanto mais os nossos eixos estiverem equilibrados, mais benéfica será a ação da força da gravidade no nosso corpo”, ele completa.

Como o Rolfing pode ajudar o emocional?

A forma como a pessoa se sente e as situações que já passou na vida interferem diretamente na sua postura corporal. Luiz conta que já atendeu adolescentes que tinham vergonha dos seios, quando começaram a se desenvolver. Por isso tinham uma postura curvada, para esconder o tórax.

O estado de humor também é influenciado pela postura corporal. Quando o indivíduo está ereto, com os membros inferiores bem firmados, há uma alteração de hormônios como aumento de testosterona e diminuição de cortisol. Isso dá um estado de empoderamento.

rolfing-7 - Rolfing alivia dores e vários problemas

O humor tem grandes benefícios com o Rolfing

Rolfing: indicado para quem sofreu trauma

Outro caso é o de pacientes que sofreram algum trauma por acidentes, por exemplo, na perna direita, e mesmo não sentindo mais dor acabaram jogando todo o peso do corpo para o lado esquerdo. “É uma reação natural e até inconsciente. É uma forma de proteger a região atingida, mas que pode causar uma descompensação em todo o corpo. Nas sessões de Rolfing conseguimos corrigir os lados e devolver o equilíbrio ao paciente”, afirma Luiz.

“É por isso que dizemos que o Rolfing é um trabalho holístico, pois envolve corpo e alma. Nós o classificamos como ciência, filosofia e arte”, ele completa.

Agende facilmente uma consulta na Villa Vita

Telefone: (11) 3832-1062/3832-1063

Ou mande inbox na nossa página do Facebook 

Endereço: Rua Sales Júnior, 642 Lapa – São Paulo

Atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h

Leia também: Como emagrecer no inverno

5 (100%) 1 vote